sábado, 8 de março de 2014

Fiore di Zucca – Receitas com Abóbora Parte II

Nessa sequência de Fiore di Zucca – Receitas com Abóbora- mesmo distante do Halloween, vamos comer um Pudim de Abóbora e Coco, que recomendo também para S. João!

Pudim de Abóbora: sobremesa para Halloween! 
1º passo – Cozinhe 400 g de abóbora madura, amasse e reserve.

2º passo – Ah! Aquela calda de caramelo. Não existe pudim sem calda de caramelo! Todo mundo sabe fazer? Vamos fazer aqui a calda seca: Colocar no fogo 3 xícaras de açúcar e ir mexendo até dissolver todo o açúcar e formar um caramelo dourado. Se quiser fazer a calda com água, pode fazer, mas eu prefiro a seca. A calda com água leva metade de água para cada medida de açúcar, ou seja: 2 xícaras de açúcar e 1 xícara de água. NÃO PODE FICAR MEXENDO!!! Alguma reação química acontece (embora sendo farmacêutica, não sei qual) e cristaliza tudo. Tem que ter paciência e só mexer na hora que começar a ficar dourado.

Quando faço pudim, tenho pressa... não tenho paciência pra essa calda, então faço a seca mesmo!

3º passo – Juntar no liquidificador: 4 ovos, 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite integral, os 400 g de abóbora cozida, 50 g coco ralado e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Bater bem e colocar na forma caramelizada que você preparou com a calda acima.


4º passo – Leve ao forno em banho-maria (colocar a água quente na assadeira quando a forma já estiver no forno – recomendação de segurança). Deixe assar por uns 40 ou 50 min, dependendo do seu forno.


5º passo – Desenforme depois de frio e decore com raspas de coco fresco!

6º passo – comer, comer, comer. Babar, babar, babar!

Imagino outras muitas receitas com abóbora, o primeiro dos ingredientes escolhido para início dessas receitas comentadas! Vai ter mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário