sábado, 26 de julho de 2014

Nuvem de Claras com Calda de Laranja Kinkan

Heaven!
Pra comer rezando!

Estamos em plena safra da laranja kinkan. A banca no sacolão parecia uma mina de topázios amarelos que chamou minha atenção e me chamou para criar alguma coisa!
Queria algo sutil, que combinasse os topázios amarelos  e um tom de branco, branco nuvem... Isso mesmo! Nuvem! Pedras preciosas nas nuvens! Mas ao alcance de todos!
Nunca havia feito nada com essas pedrinhas amarelas, ou as laranjinhas kinkan. Lembro de  uma receita que a fofa Palmirinha fez uma vez no seu programa! Então me aventurei!
Fervi as laranjinhas 3 vezes por mais ou menos 5 minutos cada vez para tirar o amargor com um corte em x no cabinho.. Se precisar repita. Escorri e reservei.
 Depois fiz uma calda com 2 xícaras de açúcar e 1 xícara de água  e alguns cravinhos . Coloquei as laranjinhas para absorverem a calda e ferverem por mais uns 10 min. Reservei... Dá pra comer com queijo só desse jeito!
Aí fiz outra calda caramelada dessa vez (como para pudim) e coloquei numa forma.
Bati 6 claras em neve com 18 colheres de açúcar e raspas de laranja. Coloquei uma pitada de fermento em pó e levei ao forno em banho baria por 45 min. Segredo para ficar uma casquinha por cima: deixar o forno semi-aberto.
Antes de esfriar totalmente virei sobre um prato e cobri com a calda de "topázios" amarelos!
Do céu! pra comer rezando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário