terça-feira, 13 de outubro de 2015
Torta de Amora - a Metamorfose
Voces sabiam que o bicho da seda se alimenta de folhas de amora!? eu vi isso pessoalmente quando era crianca, num sítio onde meu tio Cirilo cultivava bichos da seda! Era uma mágica que me deu medo, mas ao mesmo tempo muita curiosidade de como aquele casulo criado com folha de amora se transformaria na mais fina seda chinesa.
Como sabem, no meu pomar em Jaú, tem uma amoreira. Todos os anos ela nos presenteia com frutos vermelhos quase negros que para mim também parecem como um casulo que sofrerá uma metamorfose.
Nao parecem??
Essa frutinha silvestre abundante vai sofrer uma metamorfose hoje!!! Vou transformá-la numa torta de amoras negras!
A primeira coisa é colher as frutinhas como numa brincadeira com o sol a pino de 37 graus em Jaú! Melhor pedir ajuda ao marido!
Com essas frutinhas lavadas, juntar acucar a gosto. Nao tenho medida, fiz a olho. E também pus um pouquinho de água ( bem pouco) para formar a calda. Fica mexendo até formar uma calda geleia.
Reserve
Entao prepare a massa básica da torta: Misturar 2 colheres margarina, 1/2 xícara de acucar, 1 ovo. Mexer bem. Juntar 1 e 1/2 xícara de farinha até formar uma massa podre. Espalhar na forma desejada de modo que nao grude nas maos ( se precisar coloque um pouco mais de farinha, pois depende do tamanho do ovo da galinha que também é um personagem da receita).
Assar até dourar.
Enquanto assa, fazer o creme com 1/2 lata de leite condensado, 2 xícaras de leite, 1 colher maizena, 2 colheres de leite em pó e 1 colherada da calda separada. Vai ficar com um tom lilás lindo.... No final adicione 1 caixinha de creme de leite para enriquecer e deixar sedoso (Ah! olha a seda aí).
Montar a torta e decorar com a calda geleia de amoras.
Ficou lindo, nao ficou? Metamorfose e beleza estao sempre juntos!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário