De volta ao blog! Agora com novas esperanças ! Esperança tem cor verde e bolo verde tem que ser de pistache! Mas chocolate é indispensável sempre! Então, a melhor mistura: pistache e chocolate.
O bolo é aquele clássico que sempre faço:
Bater 4 ovos bem batidos até esbranquiçar. Juntar 2 xícaras de açúcar, e bater mais um pouco. Juntar 1 xícara de óleo, 1 xícara de cacau em pó diluído com 1 xícara de água quente. Juntar 3 xícara de farinha e 1 colher de fermento em pó. Assar em forma desmontável com papel manteiga. Cortar ao meio depois de frio e reservar.
Agora vem a mousse de pistache:
Bater 3 gemas com 4 colheres de açúcar até ficar esbranquiçado. À parte aquecer 2 xícaras de leite. Assim que aquecer juntar lentamente à mistura de gemas, mas com cuidado para não talhar a mistura. Levar novamente ao fogo sem deixar ferver (se ferver vai talhar a mistura, cuidado!!!). Nessa mistura fora do fogo juntar 50 g de pasta de pistache ( que vc consegue em casas de produtos do oriente médio; aqui em S. Paulo , na casa Santa Luzia). Dissolver um pacote de gelatina sem sabor em água quente e juntar também à mistura. Levar à geladeira para esfriar e começar a solidificar.
Em paralelo bater 1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco até virar chantilly. Quando a mousse estiver quase solidificando, juntar o chantilly misturando suavemente. Será usado para rechear o bolo.
Montagem:
Sugiro usar uma forma desmontável envolta com silicone culinário para conter a mousse.
Cortar o bolo em 2 partes e molhar a primeira com 1 xícara de chocolate com leite já dentro da forma. Colocar a mousse e um pouco de pistache caramelizado por cima. Cobrir com a segunda parte do bolo e molhar com mais chocolate com leite para ficar bem molhadinho. Levar à geladeira por umas 3 horas.
Cobertura:
Ganache - uma barra de chocolate amargo derretida com 1 lata de creme de leite
Pistaches caramelizados para decorar:
Em uma frigideira colocar 150 g de pistaches (esmeraldas da culinária) com 1 e 1/2 xícara de açúcar. Mexer até caramelizar.
Dica: o damasco caramelizado da decoração, fiz usando calda de caramelo ( de pudim) para mergulhar os damascos um a um...Fica com brilho de joia, um topázio!
Pronto!
Bolo que é uma joia de esmeraldas e topázios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário