quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Bolo de Maçã com Café e Passas


Essa receita eu adaptei de folheto de jornal que eu colecionava há mais de vinte anos. Sabe quando nem havia Internet e a gente ficava ansiosa pra esperar o domingo, ir comprar o jornal na banca (eu pedia pra meu marido ir comprar, claro) e logo depois do café especial do domingão a gente lia calmamente as receitas e definia qual ia fazer naquela semana? Pois era assim, quando as notícias ficavam escritas e a gente só lia se quisesse.... hoje, somos obrigados a saber de tudo de ruim que acontece aqui e ali no Afeganistão... Mundo globalizado, com Brexit, Trump, presidentes sob suspeita, macacos infectantes e....  ´E por isso que eu cozinho. Receitas de jornal, de Internet, e  claro minhas invenções.
Hoje o bolo do folhetim de 20 anos atrás da Folha de S. Paulo.... se intitula: Bolo Dona Cícera, seja ela quem fosse, obrigada pela inspiração.

Ela pede pra bater 2 colheres de manteiga ( não uso mais margarina... as notícias dizem que causa câncer) com 1 xícara de açúcar ( usei mascavo, embora a Dona Cícera mencionasse açúcar comum).
Depois de bem batido, deve juntar 2 ovos, 2 maçãs pequenas raladas sem casca, 1 pitada generosa de canela  com 1 colher de sobremesa de café solúvel e misturar bem. Juntar 1 xícara farinha de rosca, misturar e depois 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo. Misturar e acrescentar 1 colher de fermento em pó e passas bem cortadinhas para que se misturem bem à massa.
Untar uma forma de pão, colocar sobre a massa fatias de maçã cortadas bem fininhas e levar  ao forno até o ponto de palito seco.

Saindo do forno, desenforme, espere esfriar e jogue açúcar com canela e passas negras por cima.
Sirva com café, claro, pois o bolo fica com aroma de café.
Salve os jornais escritos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário