quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Pavê de Mascarpone

Pavê  com vista da Janela

Mascarpone! parece um ingrediente difícil, raro, desconhecido da maioria das mesas! Mas experimente mascarpone!!! É o ingrediente básico do tiramisu, a sobremesa italiana mais conhecida. Mas dá pra fazer de tudo com mascarpone. Em receitas salgadas, incrementa molhos brancos como uma alma iluminada e assim envolve como veludo qualquer massa vagabunda. Vira um prato gourmet.
Ah! mas você vai dizer: é caro e difícil de encontrar... Em Jaú, não encontro, por exemplo.  O dessa receita comprei no Empório Santa Maria aqui em S. Paulo. Custou 13 reais... Nao é caro pelo que representa. Mas se você estiver em Jaú ou em outro lugar  onde mascarpone é extraterrestre, faça mascarpone caseiro... Há inúmeras receitas na deusa Internet.

Havia tempos queria fazer um pavê com mascarpone. Até sonhei com isso.

A primeira coisa é ter frutas vermelhas. Nesse, coloquei cerejas, amoras ( congeladas, que guardei da última safra colhida no meu pomar), e framboesas congeladas ( safra de algum lugar ).
Leve quantidades disponíveis dessas frutas ao fogo com uma xícara de açúcar. Deixe ferver até formar uma calda. Reserve a calda das frutas através de um coador.

Agora, vamos ao crème:
Aquele basicão que vc conhece: 1 lata de leite condensado, 3 copos de leite, 3 gemas, 2 colheres maizena, baunilha e fogo até endurecer.
Coloque no fundo de uma forma transparente. Reserve.

Agora, molhe um pacote de biscoito tipo champagne na calda de frutas vermelhas e coloque sobre o crème. Para ser pavê, tem que tem biscoito.

Agora, coloque os pedaços das frutas vermelhas bem pedaçudas sobre os biscoitos. Quanto mais melhor.

Agora, vamos ao astro do pavê: o mascarpone.
É só bater 500 ml de crème de leite fresco, com 2 colheres de açúcar de confeiteiro ( mais delicado, mas se não tiver, use açúcar comum  mesmo) e 250 g de mascarpone... Só bater até misturar tudo e dar uma cremosidade como de uma nuvem comestível. Espalhe displicentemente sobre o pavê e deixe cair as frutinhas vermelhas frescas (dá um ar mais europeu), sobre o creme de mascarpone para  decorar...

Agora, leve à geladeira e sirva para quem você gosta.. Não disperdice mascarpone para quem vc não gosta!!!

Esse é pra todos vocês!



Olha as camadas escaandalosas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário