domingo, 10 de maio de 2015

Broinha de Fubá


Acho que essa é a receita mais simples que publico até agora, mas com certeza reflete minha personalidade: Broinha de Fubá!

É simples mesmo. Só bater na batedeira (pá de pão) ou processador:

250 g açúcar
250 g fubá
250 g farinha
125 g margarina
3 colheres leite
2 ovos
1 colher erva doce
1 colher pó Royal
Colocar os secos, margarina, ovos e leite e por último o pó royal
Fazer bolinhas e colocar em assadeira untada invertida ( para melhor passagem do calor) colocando as bolinhas longe umas das outras, pois vão crescer. Pincelar com gema de ovo e assar.
Faça uma apresentação bonita que a visão acentua o sabor.
Enjoy!

sábado, 9 de maio de 2015

Torta de Ricota com Peras e Tâmaras

Combinação ao acaso!



Estava no supermercado para umas compras emergenciais de produtos de limpeza, mas parece que alguma coisa me atraía para alguns ingredientes meio nada a ver.... primeiro vi um pacote de tâmaras sem caroço em promoção. Pensei: vou levar. Pode-se comer com morangos frescos, o que é exótico mas muito bom! Depois de mais detergente e sabão no carrinho, passei pela gôndola de frutas, e havia uma peras lindas.... Vou levar. Ah! não havia leite fresco em casa, então lá fui eu para a geladeira de lácteos para não esquecer do leite. Mas, do lado dele havia os queijos... Não: ainda tem queijo em casa! Vou levar só uma ricota para por na pizza caseira de linguiça e rúcula.

Vamos embora! Para o caixa e o drama das sacolinhas!!!
Na hora de passar no caixa, os ingredientes pera, tâmara e ricota ficaram todos juntos... Coincidência? Inspiração? Não sei... Mas na hora me veio na cabeça uma foto da torta acima.

Bom! Vamos testar!

Massa:
Bater no liquidificador 300 g de ricota ( o resto é pra pizza de linguiça e rúcula), 3 ovos, 1 lata de leite condensado.
Colocar em forma untada. Reservar.

À parte cortar uma pera  sem casca em cubinhos e parte em fatias com casca. Numa panela, colocar 1/2 xícara de açúcar, deixar caramelar e colocar 2 xícaras de vinho branco. Colocar as peras e deixar cozinhar até o ponto desejado.
Os cubinhos, usá-los para colocar na massa da forma para penetrarem na mesma enquanto assa.

Depois de assada, decorar com as peras em fatias e tâmaras da forma que você imaginar.
Para deixar as tâmaras mais macias ferver por um minutinho naquela calda de vinho que cozinhou as peras. Com o restante dessa calda reduzida, colocar  geleia de peras para absorver a calda e cobrir a torta antes da decoração final.



Supermercado inspira!!!