domingo, 16 de setembro de 2018

Creme Brulée de Limão Siciliano e Torta de Chocolate



Eu amo creme brulée e torta de chocolate! Imagina ter descoberto que tenho intolerância à lactose!!! Sem problema... Consegui criar 2 receitas usando ingredientes que não me impedem de deliciar a mim, meu marido e a meus amigos convidados para o almoço de hoje!


Olha só:
Creme Brulée:

Bater 5 gemas e 5 colheres de açúcar com um fouet ou batedor de arame. Tem que ser à mão. Na batedeira não fica igual. Bata até não sentir nenhum gruminho de açúcar.
Reserve. Em outra panela colocar para aquecer 500 ml de creme de leite fresco, sem lactose. Tem sim, no supermercado! Oba! Quando tiver aquecido, juntar raspas de limão siciliano e um pouquinho de extrato de baunilha. (Obs. Se quiser só de baunilha, use uma fava então).
Tirar do fogo.
Ir juntando conchas do creme aquecido à mistura de gemas, bem devagar para não cozinhá-la. Tem que ter paciência. É a fase crítica da sobremesa. Depois levar essa mistura ao banho maria e mexer mais um pouquinho por 1 ou 2 minutos.
Colocar em ramequins. Se ficarem bolhas sobre a mistura, estoure as mesmas, se não fica feio na hora de ¨brular¨. Assar em banho maria por 30 a 40 min até formar uma crosta dourada.
Dica: Colocar água já quente no banho maria em forno pré aquecido em quantidade suficiente para ficar na altura até onde haja o creme.
Esperar esfriar na geladeira, cobrir com fina camada de açúcar demerara e queimar com maçarico na frente dos convidados! Jogar raspas de limão siciliano por cima! coisa de chef!
Vai dar 6 porções!!!
Torta de chocolate


O que torta de chocolate tem a ver com creme brulée?
Tem que sobram 5 claras e não vamos desperdiçar criando 2 sobremesas maravilha!

Bata as 5 claras em batedeira, dessa vez. Junte 1 xícara de açúcar e bata até ponto de merengue. Adicione 5 colheres de cacau e 45 g de farinha. Mexa delicadamente e junte 1 colher sobremesa de fermento.
Unte uma forma de 20 cm com papel manteiga e coloque a massa para assar incluindo cerejas em calda na superfície da torta.
As cerejas vão submergir durante o processo de assar. Faça o teste do palito para ver o ponto.
Desenforme depois de frio, cubra com açúcar de confeiteiro e decore com cerejas.
Sirva com calda de chocolate amargo quente ou chantilly ( sem lactose).
Fica cremosíssima!!!
Viu! 2 sobremesas sem lactose, que aproveitam todos os ingredientes e ficam chiquérrimas e deliciosas.
Meus convidados do dia, Flávia e Paulo, amaram!


sábado, 1 de setembro de 2018

bolo de Tangerina e nibs de cacau

Não posso deixar de anotar essa receita. Ficou muito boa!
Tinha umas tangerinas esquecidas na fruteira e não tava a fim de fazer suco. Amo suco de tangerina, mas odeio espremer a fruta.
Como para o bolo só usei 3/4 de xícara , não estressei.
Na batedeira, juntei 4 claras em neve e bati com 1 e 1/2 xícara de açúcar peneirada .  Merengue tá! Juntei as 4 gemas nessa mistura fofíssima e agreguei o suco e meia xicara de óleo.  Só misturei e aos poucos juntei 2 xicaras de farinha e 1 colher fermento químico.
Assei em forma untada com furo no meio. Mas dá pra usar uma desmontável e fazer bolo recheado gelado de Coco.  hummm
Para o glacê , é só juntar 1/4 de xicara de suco de tangerina e açúcar até ponto de fondant. Cobrir o bolo com estilo e salpicar o diferencial do bolo que são nibs de cacau.
Você vai comendo o bolo e sente os crocantes meio amargos de cacau. Tangerina e cacau combinam muito bem!