terça-feira, 7 de abril de 2015

Torta rústica de ameixa


Torta Esfriando na Janela da Casa de Jaú! YABADABADU!!!!!


Adoro desenho animado! Ainda lembro dos desenhos que assistia na TV, tipo Gasparzinho, Os Flinststones, Jone Quest, O Xodó da Vovó e muitos outros que eram bem bons e diferentes da violência e falta de criatividade de hoje.
Uma das cenas que me lembro sempre está relacionada à torta, claro: uma torta esfriando na janela e alguém aparecia pra roubar ou visitar a doceira... Hoje quis reproduzir essa cena de cartoon!!!
Escolhi uma torta de ameixa, linda, vistosa e elegante! Que chama a atenção de qualquer um!

A Massa é clássica e dá pra usar com maçã, pêssego ou até mesmo com legumes refogados.


Massa:
1 e 1/2 xícaras de farinha
100 g manteiga gelada sem sal
1 ovo
sal
Misturar tudo e fazer uma bola que deve ser levada à geladeira em papel filme por 1/2 hora.
Nesse tempo você escolhe e faz o recheio.

Recheio:
Cortar 6 ameixas em 6 partes, colocando uma xícara de açúcar em uma frigideira e deixar amolecer.
Mas não pode amolecer totalmente. Só para ajudar na hora de assar. Retirar todo o caldo formado com uma peneira e reservar.

Abrir a massa gelada e colocar numa assadeira sem untar. Colocar um monte do recheio por cima e fechar de forma rústica. Assar até dourar.

Fica ou não fica boa??? YaBaDaBaDu!!!!!

Veja agora a versão com maçã!!!!

Servir com creme inglês!!!



sábado, 4 de abril de 2015

Torta Trufada de Chocolate e Pistache




FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!

Tinha que postar algo com chocolate. Essa torta é bem simples, mas deliciosa  e a massa dá pra usar como base de milhões de outras idéias.  Dá uma olhada nas receitas do blog que já fiz coisas com ela.

Massa:
Misturar 180 g de margarina, 1 ovo, 1 xícara de Glaçucar, 1 xícara de cacau  em pó e 1 xícara de farinha de trigo. Pode ser com  a mão mesmo. Fica uma massa bem grudenda, mas vai com paciência espalhando numa forma desmontável ( sem untar). Assar até ficar durinha por cima.
Reservar.

Recheio:
Levar ao fogo 2 e 1/2 xícaras de leite, 1 gema, 3 colheres de cacau em pó ( não é chocolate em pó nem achocolatado), é cacau 100% ( isso que dá o efeito trufado), 1 lata de leite condensado, 3 colheres de leite em pó e 1 colher (sobremesa rasa) de maizena. Mexer com um batedor de arame até ferver e juntar 1 pacote de gelatina incolor dissolvida em 1/2 xícara de água quente. Levar ao freezer por 15 minutos. Bater novamente e juntar 1 lata de creme de leite sem soro,  pistache picado e mexer. Cobrir a massa. Levar à geladeira por mais 2 horas e cobrir com pistache moído e polvilhar um pouco de cacau em pó. Se quiser colocar cacau em pó nas bordas vai dar um maior efeito trufado. Desenformar assim que endurecer completamente!!!
Feliz Páscoa!


quinta-feira, 2 de abril de 2015

Torta Clássica de Limão


Limão Doce



"Se a vida te der um limão faça uma limonada"!
Mas eu nunca faço nada simples, então faço torta de limão.
Essa receita é uma das minhas clássicas e sempre faz sucesso.
Não leva mais de 30 minutos de preparo. O resto do tempo é de forno que também, somado ao preparo leva uns 40 minutos totais.
Quem quiser saber de algumas dicas, veja aí:

Massa:
Misturar 2 colheres margarina, 1/2 xícara de açúcar, 1 ovo e por último 1 e 1/2 xícara de farinha. Misturar até formar uma massa "podre". Espalhar numa forma desmontável com as mãos e para não grudar usar um pouquinho de farinha nas mãos ( dica 1). Não vai fermento ( dica 2 para ficar crocante).
Assar até cozinhar, mas não deixar dourar muito, pois vai voltar ao forno ( dica 3)

Recheio:
Misturar 2 latas de leite condensado (dica 4 pra ficar bem recheada), com 4 limões espremidos. Misturar bem.

Cobertura :
Bater 5 claras em neve (com as gemas faça um creme inglês pra outras receitas, como acompanhamento de torta de maçã- dica 5) com 15 colheres de açúcar (3 colheres por clara - dica 6 pra deixar o merengue bem durinho). Juntar raspinhas de limão.

Montagem:
Colocar o recheio, cobrir com picos do merengue e levar ao forno (deixar semi-aberto usando uma colher de pau- dica 7 para deixar o merengue crocante por fora e macio e fofinho por dentro). Deixar até dourar.

Retirar, desenformar e cobrir com raspinhas de limão depois de fria.

Um clássico em 7 dicas.