domingo, 27 de abril de 2014

Queijadinha!

Lembrança da Infância

A gente sempre lembra de uma receita da infância feita pela nossa mãe! Essa queijadinha me remete àqueles doces maravilhosos que minha mãe sempre fazia: além dessa receita, lembro também do pudim de leite, do bolinho de rosa, do creme chinês, da rosquinha de pinga, do crústele, e muitos outros.
Preciso pegar com a minha mãe essas outras receitas e compartilhar aqui com vocês! Logo, logo!
Pra começar vamos com a queijadinha que é de lamber a forminha de papel até o fim!

1o Passo - Bater 3 claras em neve.
2o Passo - Juntar 3 gemas e continuar batendo
3o Passo - Juntar delicadamente 1 lata de leite condensado, 2 colheres queijo ralado e 100 g de côco ( de preferência fresco e em flocos).
4o Passo - Assar em forminhas de papel que devem estar dentro de forminhas de alumínio.

Prepare-se para lamber o papel.

sábado, 19 de abril de 2014

Mousse de Caramelo com Flor de Sal

Mousse Caramelo com Flor de Sal


Uma amiga me perguntou se eu tinha receita de mousse de caramelo! Na verdade nunca havia feito, mas meu propósito é criar receitas, e com pedidos, fica mais desafiador!
Não deve ser complicado fazer uma mousse de caramelo, afinal tenho feito inúmeras mousses nesses anos todos de confeiteira amadora! Mas quero incrementar, como sempre! Um toque diferente, muda o tom!
Vou acrescentar flor de sal, que está na moda e combina com chocolate, doce de leite e por que não com caramelos? Mousse de caramelo com flor de sal!
Especial pra minha amiga!


1o Passo - Fazer uma calda seca com 1 e 1/2 xícara de açúcar
2o Passo - Com cuidado verter 2 1/2 xícaras de leite integral e deixar derreter.
3o Passo - Peneirar 2 gemas e misturá-las com 1/2 xícara da mistura acima, bem lentamente e depois voltar tudo ao fogo
3o Passo - Juntar 1 lata de creme de leite fora do fogo e 1 pacote de gelatina sem sabor derretida em 1/4 de xícara de água.
4o Passo - Bater 2 claras em neve ( opcional) e juntar delicadamente à mistura aromatizando com baunilha e uma pitada de flor de sal.
5o Passo- Colocar em taças. Após 4 horas colocar uma pitada de flor de sal por cima.


Espero que seja um sucesso!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Flaugnarde


Flaugnarde - ma version
Umas das sobremesas que agradam todo o mundo é o pudim. Eu adoro! Imagina então um pudim incrementado com frutas frescas, frutas secas, pães ou panetone!
É isso, o Flaugnarde! Com sotaque francês, considero um pudim diferenciado, bonito e com novo formato!
Nas versões das fotos, usei maçãs, ameixa, cerejas, nectarinas, pêssegos, amêndoas, panetone! O bom de uma ideia é poder modifica-la a seu gosto! Desculpem-me os franceses tradicionais.
Claro que a receita base é um pudim.
1o passo - Fazer uma calda de caramelo e untar a forma de sua preferência: individual ou família.
2o passo - Bater no liquidificador, 3 ovos, 1/2 lata de leite condensado (viu, é mais econômico), 1 e 1/2 lata de leite integral.
3o passo - colocar sobre o caramelo
4o passo - parte criativa: coloque fatias de sua fruta preferida, e se quiser acrescente pedaços de pão amanhecido ou panetone.
5o passo - forno em banho-maria até dourar.


O legal é que dá pra fazer como sobremesa para visitas inesperadas. Muito rápido!





sábado, 5 de abril de 2014

Bolo de Laranja, Ricota e Chocolate


Pra quem adora tudo com laranja!

LARANJA! Adoro frutas  com as quais se pode fazer de tudo:  qualquer uma das inúmeras variedades, são deliciosas ao natural, em sucos, em compota, em assados, em saladas, em sorvetes, em pavês, em tortas, e é claro, EM BOLOS!
Bolo de laranja é um clássico, com aquela casquinha crocante por cima. Mas hoje, vamos além do clássico: recheio de ricota e chocolate picado com cobertura de ganache de chocolate branco. Cada mordida além de gelada é macia e delicadamente doce e crocante!

1o Passo: Fazer um bolo de laranja: minha receita clássica é a seguinte:
Bater 4 ovos muito bem batidos ( por uns 10 min) até ficarem esbranquiçados. Juntar 2 xícaras de açúcar e continuar batendo. Juntar 1 xícara de óleo e 1 xícara bem quente de suco de laranja. Acrescentar aos poucos 3 xícaras de farinha de trigo e 1 colher de pó royal. ( uso tanto pó royal que deveria ganhar alguma comissão dessa empresa!). Raspinhas de laranja no final. Assar na forma de sua preferência. O bolo é seu. Faça como quiser.
2o Passo - Recheio:
Triturar 250 g de ricota com 3 colheres de açúcar, 1/2 lata de creme de leite. Picar chocolate meio amargo em pequenos pedaços e juntar no final a esse recheio.
3o Passo- Abrir o bolo em 2 metades e regá-las com a outra 1/2 lata de creme de leite e 1/2 lata de leite condensado misturadas. É isso que dará o efeito molhadinho que quando gelado fica dos deuses.
4o Passo - Rechear o bolo entre as 2 metades.
5o Passo - Cobertura:
1/2 lata de creme de leite e 1 barra de chocolate branco derretidos . É uma ganache branca.
6o Passo - Cobrir o bolo
7o Passo - Laranjas caramelizadas
Cortar fatias de laranja e caramelizar em uma frigideira com 2 colheres de açúcar caramelizado.
Vale a pena experimentar!