sexta-feira, 30 de maio de 2014

Tortas rústicas trançadas


Figo



Abóbora

Banana com Framboesa







Figo
Dose tripla: uma receita da minha tia Toninha adaptada para 3 recheios diferentes. Você pode imaginar tantos quantos recheios quiser. Um exercício à imaginação e criatividade!
O que vale a pena é fazer essa massa sequinha com  cor e sabor de canela.
Vamos lá:


1o Passo - Misturar numa vasilha 1/2 Kg de farinha, 250 g de açúcar, 1 colher fermento químico, 1 colher canela.
2o Passo - Abrir uma cratera de vulcão no centro e acrescentar 1/2 xícara de óleo e 3 ovos. Um pouco de baunilha também cai bem. Misturar e amassar até formar uma massa que não grude nas mãos.
3o Passo- Abrir a massa entre 2 filmes plásticos para facilitar a moldagem na forma.
4o Passo - Colocar seu recheio de frutas preferido. Com doce de leite também deve dar certo...
5o Passo - Fazer as tranças com a massa e colocar sobre o recheio.
6o Passo - Assar até ficar dourada.


Recheio: Ah, o recheio. Use a imaginação. Já fiz com bananada, aquela feita pela mãe, com receita de vó. Ou então seja prática, compre uma boa bananada cremosa de Minas Gerais. Aí coloque umas framboesas frescas para dar charme e um gostinho especial. Todos vão ficar procurando as framboesas no meio da bananada.
Outra opção é quando sobra aquele doce de abóbora na geladeira. Boa opção para o Halloween.
A que fiz hoje foi uma com figo.  Invenção total. Fiz um creme de confeiteiro com ovos, leite e açúcar e misturei com figos frescos e doce de figo cremoso que comprei um dia e estava esquecido no armário. Ficou demais!!!

domingo, 25 de maio de 2014

Bolo Cremoso de Milho



São João, São João, acende a fogueira do seu coração! Principalmente se estiver friozinho como hoje! Ainda é Maio, mas já estou no clima de Festas Juninas, que adoro! Acho que ainda dá pra manter essa tradição brasileira... e comida é o melhor jeito de celebrar qualquer data!
Com 2 passos, vc prepara esse bolo vapt vupt! vai ser vapt vupt para acabar também. Fica delicioso!


1o Passo - Colocar no liquidificador, 4 espigas de milho, 1 lata de leite condensado, 3 ovos, 1/2 xícara de leite, 3 colheres margarina. Bater bem e acrescentar 1 colher (sopa) rasa de pó royal.
2o Passo - Untar uma forma de sua preferência e assar até ficar dourado.

domingo, 18 de maio de 2014

Apple Crumble


Sabe aquela preguiça de preparar uma sobremesa? Sabe quando chega um convidado inesperado para o chá ou almoço ou jantar?
A resposta para isso?! Crumble de maçã!!! Apple Crumble para ficar mais internacional!
Sabe aquelas maçãs que ficam na fruteira sem que ninguém as coma? Antes que estraguem faça essa sobremesa! É surpreendente!!!

1o passo - Pique 3 a 4 maçãs numa forma refratária untada com manteiga.
2o passo - Faça o crumble com 10 colheres de farinha, 8 colheres de açúcar, 150 g de manteiga gelada e canela a gosto. Misture tudo com um  garfo até formar uma farofa.
3o passo - Cubra as maçãs, coloque amêndoas em lasca ( se vc tiver). Se quiser pode substituir por granola que fica ótimo também. Leve ao forno até que fique dourado e crocante.
4o passo - Faça um creme de caramelo para acompanhar. É mais surpreendente que um simples sorvete de creme ou chantilly!
5o passo - Numa panela coloque 1/2 xícara de açúcar para caramelizar. Com cuidado coloque 1/2 xícara de leite e 1 caixinha de creme de leite. Deixe derreter o açúcar e peneire para retirar qualquer gruminho de açúcar que sobrar. Leve à geladeira.
6o passo - sirva com o crumble! Você vai se sentir em outro país! Seja pelo nome da sobremesa, seja pelo prazer de comê-la!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sagu ao Vinho

Sagu chic!


Sabe aquela vontade de sobremesas que sua mãe fazia?! Pois é. Sagu é uma delas.
Também com esse friozinho de maio, já começo a pensar em guloseimas de festas juninas. E sagu é uma delas. Mas também pode ser uma sobremesa gourmet. Uma vez comi uma receita dessas num desses restaurantes da moda aqui em S. Paulo e resolvi copiar. É um pouco mais incrementada que  a receita que minha mãe fazia, mas me remete àquele bom tempo da infância de qualquer forma.


1o Passo - Ferver  5 xícaras de água com alguns cravos da Ìndia e Pau de Canela.
2o Passo - Quando estiver fervendo jogar 1 xícara de bolinhas de sagu. Não precisa colocar de molho não. Mexer por uns 10 a 15 minutos até as bolinhas que parecem pérolas translúcidas amolecerem.
3o Passo -  Nesse ponto onde a panela estiver cheia dessas pérolas de mandioca ( nosso sagu é feito de mandioca), juntar 1 xícara de açúcar, 1 maçã cortada em pedacinhos e vinho tinto seco suficiente para dar a consistência desejada. Mexer por alguns minutos e colocar em taças.
4o Passo - Creme de baunilha para dar um toque gourmet - Bater 2 gemas com 2 colheres de açúcar.
5o Passo - Juntar 1/2 litro de leite integral, 1 colher maisena e baunilha a gosto.
6o Passo - Mexer até engrossar e colocar sobre o sagu nas tacinhas. Fica chic e delicioso.



quarta-feira, 7 de maio de 2014

Torta de Amêndoa e Banana Caramelada

Banana !


Palavra falada e escrita da mesma forma em várias línguas, etnias e culturas. Tem proteína, tem vitamina, engorda e faz crescer! Não falta no turbante da Carmem Miranda! Tá até na moda em estádios de futebol! Já dá pra descobrir, né? BANANA.
É! hoje tem torta de banana especial!


1o passo - Doce de Banana
Cortar 6 bananas tipo nanica em rodelas e reservar. Colocar numa panela, 1 xícara de açúcar e fazer um caramelo seco. Acrescentar as bananas e mexer até dissolver o açúcar caramelado. Reservar.


2o passo - Massa da torta
Colocar numa vasilha 1 ovo, 2 colheres de margarina e misturar. Acrescentar 1 xícara de açúcar, 1 xícara de farinha de amêndoa, 1 pitada de sal e farinha até dar consistência de massa podre ( mais ou menos 2 xícaras).
3o passo - Modelar uma forma desmontável com  a massa ( bem fininha), fazer furinhos com um garfo para ficar bem assentadinha e assar em forno moderado. Quando começar a corar, tirar do forno.

3o passo - Creme da torta
Bater 2 gemas com 2 colheres de açúcar até ficar esbranquiçado. Misturar com 3 xícaras de leite integral, 2 colheres de maisena e mexer até engrossar. Acrescentar uma caixinha de creme de leite e baunilha a gosto


4o Passo - Merengue
Bater as 2 claras que sobraram do creme com 6 colheres de açúcar até formar picos. Acrescentar baunilha ou raspas de limão.


5o Passo - Montagem da torta
Colocar o creme sobre a massa. Dispor as rodelas de banana sobre o creme e sobre as bananas dispor colheradas de merengue. Levar ao forno para deixar o merengue crocante por fora e molinho por dentro. Para isso, o segredinho é deixar o forno semi-aberto.


Pronto!
Dica: Essa massa de amêndoa pode ser usada pra qualquer outra torta . É maravilhosa!