domingo, 27 de dezembro de 2015

Bolo de Nozes Recheado

Nozes pra nós!


Bolo de nozes é um clássico.
Em qualquer país, qualquer tempo, qualquer forma!
O meu é assim:
Bati 4 ovos bem batidos até dobrar de volume. Juntei 2 xícaras rasas  de acúcar e continuei batendo. Depois uma xícara de oleo e 1 xícara de suco de laranja aquecido. Aos poucos fui colocando 3 xícaras de farinha peneiradas e 1 xícara de nozes moídas. Fica uma massa linda e para finalizar só acrescentar 1 colher de fermento químico. Assar em forma untada e forrada com papel manteiga.

Recheio: Misturar 1 lata de leite condensado, 200 g de ameixa e uma lata de crème de leite no liquidificador. Levar ao fogo com 1/2 xícara de leite e meia colher (sopa) de maizena até engrossar.
Usei pessegos em caldo picados bem fininhos por cima do recheio também.

Para molhar os bolo que foi dividido em 2 metades:  misturar 1/2 lata de leite com o soro do crème de leite que vai sobrar da cobertura.

Cobertura: Numa panela colocar 2 copos de leite, 1/2 lata de leite condensado, 3 gemas, 3 colheres de leite em pó, extrato de baunilha a gosto e 2 colheres rasas de (sopa) maizena. No final do cozimento,  acrescentar 1/2 lata de crème de leite sem soro. Levar à geladeira com papel filme para nao formar crosta. Deve ser usado com bico de confeiteiro de sua preferencia.

Lateral do bolo: as 3 claras que sobraram do crème batidas com 9 colheres (sopa) de acúcar e raspas de laranja. Nozes moídas para complementar a decoracao.

Essa é minha receita de bolo recheado de nozes! Tem que caprichar na decoracao.....Primeiro se come com os olhos!







sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Mousse de Goiaba com Chocolate Branco


Começando o tempo da goiaba!! Das vermelhas que gosto mais! a branca é saborosa, mas fica sem cor! Com a branca, comi no México um doce usando elas inteiras. Me encantó! Muy rico!

Viram as toalhinhas embaixo dos potes? É lembrança da minha vó Pina! Ela fazia crochê como ninguém! Tinha também um pé de goiaba na horta da casa dela...Naquele tempo eu subia no pé e comia as goiabas in natura!!! Hoje tive que comprá-las no sacolão....

Bem... passado bom, presente também! Vamos à receita!

Pegue 2 goiabas, tire as cascas e sementes e cozinhe por uns 5 minutos em 2 xícaras de água. Reserve só a goiaba, sem a calda.
Num liquidificador, bata 1/2 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, as goiabas e por fim junte 2 folhas de gelatina dissolvidas em 1/2 xícara de água.
Coloque em formas, deixe gelar e decore com chocolate branco derretido ( 1 barra com 1/2 xícara de leite no micro-ondas, resolvem)
É uma combinação que deu certo, pois a mousse fica bem suave, pouco doce e o chocolate complementa o sabor. Rende 6 porções !


sábado, 28 de novembro de 2015

Bolo de limão siciliano


Limão siciliano é tudo de bom! Mais suave e sofisticado que outros... Tem um ar internacional!
Essa receita é uma adaptação do livro da Lynn Hill e resolvi compartilhar com vocês.

É só bater 200 g de manteiga com 340 g de açúcar. Depois de batido, juntar 4 ovos, alternando com um pouco de farinha de um total de 340 g ( isso é dica para não coagular). Juntar então aos poucos o restante dos 340 g de farinha. No final juntar suco e raspas de um limão siciliano. Quando tudo estiver bem misturado colocar 120 ml de leite com 1 colher de fermento químico. Untar uma forma e assar.

Cobertura clássica para bolo de limão
Suco de 1 limão siciliano saturado com açúcar de confeiteiro .... até ficar com consistência de glacê.
Cobrir depois de frio e decorar com raspas de limão...
Clássico e delicioso!

Bolo Stracciatella

 
Esse bolo ficou demais! Stracciatella é uma denominação italiana para creme de flocos de chocolate!!! Resolvi testar e fazer esse bolo para o aniversário de minha sobrinha que não gosta de bolo com frutas... Stracciatella, doce de leite, chocolate e damasco seriam perfeitos pra ela então.

Primeiro meu bolo básico de chocolate:
Já o fiz várias vezes! Vamos recordar:
Bolo de chocolate:
Bater 4 ovos bem batidos, juntar 2 xícaras de açúcar e continuar batendo até ficar bem espumoso, cremoso e leve! Juntar 1 xícara de  óleo, 1 e 1/12 xícara de cacau em pó com 1 xícara de água quente. Bater delicadamente para não formar uma nuvem de cacau na sua cozinha. Aí então entram 3 xícaras de farinha e no final 1 colher de fermento químico. Untar 3 formas com papel manteiga e dividir a massa em 3 para ter possibilidade de 2 recheios.... Não gosto de cortar bolo... não fica tudo igualzinho. Assim dá mais trabalho, mas fica um trabalho de primeira....

Reservar os 3 bolos.

Recheio de Stracciatella

Numa panela colocar 3 gemas e bater com 3 colheres de açúcar. Bater muito bem.... Aí juntar 1 colher de maisena e misturar. Juntar 3 xícaras de leite e levar ao fogo até endurecer. Aromatizar com baunilha. Nesse usei extrato mexicano de baunilha... típico daquele país e muito melhor que essência de baunilha. Colocar numa tigela e levar à geladeira com filme plástico até ficar gelado e endurecer um pouco mais. Após gelado, juntar pedacinhos de barra de chocolate meio amargo... Pronto! Isso é a minha stracciatella que servirá de recheio para o segundo bolo

Recheio de doce de leite

Numa panela de pressão coloque 1 lata de leite condensado sem rótulo coberta totalmente com água e deixa cozinhar por 40 min após levantar pressão. É muito melhor que doce de leite comprado... A não ser que você use algum doce argentino... que também é bom e puro.

Cobertura:
Merengue: claras com 9 colheres de açúcar até formar picos. Aromatizar com baunilha.
Ganache: derreter 1 barra de chocolate meio amargo com 1 caixinha de creme de leite.

Montagem
Colocar o primeiro bolo, regá-lo com uma calda de leite e chocolate ( bolo recheado tem que ficar bem molhadinho), colocar o doce de leite. Colocar o segundo bolo, regar novamente, colocar a stracciatella. Por fim o último bolo regado também. Cobrir com a ganache por cima e merengue na lateral. Decorar a gosto!

Um dos melhores bolos que já fiz....

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Torta de Amora - a Metamorfose


Voces sabiam que o bicho da seda se alimenta de folhas de amora!? eu vi isso pessoalmente quando era crianca, num sítio onde meu tio Cirilo cultivava bichos da seda! Era uma mágica que me deu medo, mas ao mesmo tempo muita curiosidade de como aquele casulo criado com folha de amora se transformaria na mais fina seda chinesa.
Como sabem, no meu pomar em Jaú, tem uma amoreira. Todos os anos ela nos presenteia com frutos vermelhos quase negros que para mim também parecem como um casulo que sofrerá uma metamorfose.
Nao parecem??
Essa frutinha silvestre abundante vai sofrer uma metamorfose hoje!!! Vou transformá-la numa torta de amoras negras!

A primeira coisa é colher as frutinhas como numa brincadeira com o sol a pino de 37 graus em Jaú! Melhor pedir ajuda ao marido!
Com essas frutinhas lavadas, juntar acucar a gosto. Nao tenho medida, fiz a olho. E também pus um pouquinho de água ( bem pouco) para formar a calda. Fica mexendo até formar uma calda geleia.
Reserve

Entao prepare a massa básica da torta: Misturar 2 colheres margarina, 1/2 xícara de acucar, 1 ovo. Mexer bem. Juntar 1 e 1/2 xícara de farinha até formar uma massa podre. Espalhar na forma desejada de modo que nao grude nas maos ( se precisar coloque um pouco mais de farinha, pois depende do tamanho do ovo da galinha que também é um personagem da receita).
Assar até dourar.

Enquanto assa, fazer o creme com 1/2 lata de leite condensado, 2 xícaras de leite, 1 colher maizena,  2 colheres de leite em pó e 1 colherada da calda separada. Vai ficar com um tom lilás lindo.... No final adicione 1 caixinha de creme de leite para enriquecer  e deixar sedoso (Ah! olha a seda aí).

Montar a torta e decorar com a calda geleia de amoras.
Ficou lindo, nao ficou? Metamorfose e beleza estao sempre juntos!!!!

sábado, 3 de outubro de 2015

Naked Prestige Cake

Chocolate e Côco
Sucesso garantido
Nessas últimas semanas estou com espírito ¨vintage¨. Essa semana por exemplo já fiz pêssegos em calda, cuscuz e até tomates recheados. Acho tudo isso meio "vintage", não por ser uma palavra da moda, mas por que me lembra muito minha infância. Minha mãe já era ¨vintage¨ há anos atrás.

Esse é o conhecido Bolo Prestígio que para ficar mais sofisticado o chamei de Naked Prestige Cake. Pudera, tem uma roupagem mais sofisticada, né?

Vamos pra receita:
Bolo:
Bater 2 ovos bem batidos, acrescentar 1 xícara de açúcar e continuar batendo. Aí juntar 1/2 xícara de óleo. Agora a vez do chocolate: juntar à massa 3/4 de xícara de cacau em pó,  mas não bata já. Aqueça 1/2 xícara de água e vá juntando aos poucos na massa para que o cacau não cause uma nuvem marrom na sua batedeira e na sua cozinha. Tem que ser delicado e lento. Então acrescentar 2 xícaras de farinha ( usei uma nova da Dona Benta, tipo 1, que dá uma leveza ao bolo, gostei!) e 1/2 colher de sobremesa de fermento em pó.
Dividir a massa em 3 formas de 15 cm de diâmetro forradas com papel manteiga e untadas.
Opção: nem eu tenho 3 formas iguaizinhas, então fiz em 3 etapas, assando cada parte do bolo de cada vez... Demorou mais, mas deu certo!!! Ai meu Deus, preciso comprar mais formas de bolo. Dica: Aceito de presente!

Recheio e Cobertura.

Primeiro para molhar a massa misture uma xícara de leite com chocolate em pó . Não existe nada pior que bolo recheado seco... Deixar bem molhadinho com essa calda que nem precisa levar ao fogo.

Recheio e Cobertura de Côco

Ralar um côco ( não me perguntem se é fresco, por que é. Tudo que é fresco é melhor), colocar numa panela, juntar 1 lata de leite condensado e 1 xícara de leite. Misturar no fogo até a textura desejada.
Esse recheio da pra comer também com sorvete de abacaxi ou de nata... Bom e fácil, se considerar que alguns mercados já vendem o côco ralado. No stress.

Montar o bolo como na foto ou criar sua própria versão.  Este é meu Naked Prestige Cake.

domingo, 30 de agosto de 2015

Bolo Napolitano

Cores que transformam a vida!



Ganhei um livro de receitas do meu marido! Esta é a segunda que estou testando. Ficou muito lindo e gostoso esse bolo que traz cores napolitanas!
Eu bem sei que chocolate atrai muita gente, chama a atenção e então esse bolo com certeza conduzirá a um pouco dos prazeres do chocolate, adicionando cor, sabor e textura!

Faz-se uma massa básica de bolo, batendo-se 200 g de margarina com 240 g de açúcar ! Junta-se aos poucos 4 ovos e aos poucos 240 g de farinha de trigo. Depois de bem batido e fofo, colocar 1 colher de fermento em pó.
Aí dividri o bolo em 3 tigelas: na primeira adicionar 1 colher de cacau em pó e misturar. Na segunda, 1 colher de chá de baunilha, e na terceira uma colher de café de corante comestível vermelho.
Untar uma forma de pão e forrar com papel  manteiga também untado.
Aí começa a fase da delicadeza: colocar no fundo a massa de chocolate, depois bem delicadamente colocar a massa de baunilha e por último  a massa rosa.
Assar até corar.

Cobertura: 5 colheres de açúcar, 3 colheres de cacau, 2 colheres de leite e 1 colher de margarina sem sal. Misturar no fogo até derreter e cobrir o bolo depois de frio!!
 Viram que é simples, mas as cores transformam a vida!





domingo, 23 de agosto de 2015

Bolo de Chocolate com Frutas Vermelhas e Merengue


Chá com amigas! pede sempre um bolo estrela deste chá.
Escolhi este que é uma mistura de bolo, recheios, caldas e cobertura deliciosas!
A primeira coisa foi escolher o bolo! Claro que escolhi meu bolo de chocolate com laranja ( está no blog- procura aí).
Depois foi fazer uma calda de frutas vermelhas que seria usada para molhar o molho quando cortado ao meio. Juntei morangos, mirtilos e framboesas com uma colher de acúcar. Levei ao fogo até cozinhar levemente as frutas e permitir a formacao da calda! Reservei.
Fiz um creme básico de baunilha com 3 gemas bem batidas, juntei 1/2 lata de leite condensado ( para nao ficar muito doce), 1 1/2 lata de leite integral, 2 colheres de maizena e 1 fava de baunilha ( vale a pena- nao use essencia nao)! Levei ao fogo até endurecer e reservei.
Para montar o bolo , use uma forma desmontável como suporte para deixar o bolo bem certinho e as camadas bem separadas. Corte ao meio, coloque a calda com as frutas ( uma camada bem generosa), depois coloque o creme e por cima a outra parte do bolo.  Leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
Enquanto isso, prepare o merengue: 3 claras misturadas com 15 colheres de acúcar em uma tigela de vidro. Leve ao banho-maria mexendo sempre até dissolver todo o acúcar. Cuidado!! Näo pode deixar cozinhar as claras. Leva uns 4 a 5 minutos no máximo. É só para poder dissolver o acúcar. Vc percebe!! Entäo, bata em batedeira até endurecer e formar picos.

Tudo pronto. Cubra o bolo e enfeite com as frutas vermelhas frescas, mini trufas de chocolate e violetas!

Ficou divino!


domingo, 9 de agosto de 2015

Cheese Cake

Clássico aprendido, fotografado e comido!
 



Finalmente consegui acertar uma receita clássica de Cheese  Cake!
Aproveitei para comemoração do dia dos pais!

Não posso esquecer da receita, então vamos lá!

Massa: Clássica massa de biscoitos maisena: 1 pacote de biscoito triturado, misturado com 80 g de margarina derretida. Espalhar em forma desmontável pressionando bem.

Bater na batedeira 690 g de cream cheese bem delicadamente. Acrescentar 180 g de açúcar. Continuar batendo delicadamente e acrescentar 3 ovos . Aromatizar com baunilha e 1 colher de suco de limão.
Colocar esse recheio sobre a massa de biscoitos e assar (180 graus por 50 minutos)


Cobrir com calda de morangos, frutas vermelhas. Enfeitar....

domingo, 14 de junho de 2015

Pudim de Tapioca Bolo de Fubá e Pudim de Pao com Abóbora




Ah!!! Junho!!! Vamos manter as tradições de um país um tanto perdido entre problemas econômicos, políticos e sociais.
Cada um devia buscar essas tradições e trazer um pouco de brasilidade a si mesmos e aos outros.
Vou "gourmetizar"  um pouco as receitas. Me perdoem... Mas continua tendo cheiro e tradição de festa junina.
Primeiro o Pudim de Tapioca, depois meu bolo de fubá e meu pudim de pão e abóbora gourmetizados.

Pudim de Tapioca

Sabor de São João e Nordeste! 2 formas de servir!


Aprendi com a Neka!
Tem que ser tapioca em flocos... Difícil de encontrar . A Rosi trouxe de Bragança pra mim...

Tem só que embeber 200 g de tapioca em flocos (TEM QUE SER EM FLOCOS,NÃO FARINHA)em 900 ml de leite fervente. Deixar embeber por uns 20 minutos. Aí só juntar 1 garrafinha de leite de coco, 2 colheres de açúcar, 1 lata de leite  condensado e 250 g de coco fresco ralado ou 100 g de coco seco.
Colocar  a mistura em forma de buraco forrada com papel filme para facilitar a retirada depois de frio
Cobrir com calda de caramelo ou coco fresco em lascas.


Aí começa sua festa junina "Gourmet"!!!

Agora meu Bolo de Fubá

Com geleia caseira de uva!


Também receita da minha irmã Elenira. Tô só copiando !!!
Muito fácil:
Bater no liquidificador 4 ovos, 1 copo de óleo, 2 xícaras de açúcar. No final juntar 1 copo de fubá, 1 copo de farinha e 1 colher de fermento químico.
Untar uma forma e assar até ficar moreninho.
O glamour vem com uma geléia de uva caseira feita muito rapidamente:
Numa panela colocar 2 a 3 cachos de uva sem caroço e deixar cozinhar até começarem a estourar os bagos e secar um pouco o suco liberado. Juntar 1 a 2 colheres de açúcar bem no final do cozimento mexendo por mais uns 5 minutos. Está pronta. Servir junto com o bolo...
Chic!


Pudim de Pão com Abóbora

Festa Junina Gourmet


Muuuittto fácillll!
É um pudim .Todo mundo sabe fazer. Basta fazer uma calda de acúcar. Colocar nas forminhas. Aí vem o pao velho amanhecido cortado em pedacinhos por cima da calda.
No liquidificador (santo eletrodoméstico) bater 3 ovos, 1 lata leite condensado, 1 xícara de leite, 150 g de abóbora cozida. Só isso!
Colocar nas formas sobre os pedacos abencoados de pao amanhecido e assar em banho-maria!
Nao tem pudim ruim!!! com abóbora ainda mais vitaminado e gourmet!





domingo, 10 de maio de 2015

Broinha de Fubá


Acho que essa é a receita mais simples que publico até agora, mas com certeza reflete minha personalidade: Broinha de Fubá!

É simples mesmo. Só bater na batedeira (pá de pão) ou processador:

250 g açúcar
250 g fubá
250 g farinha
125 g margarina
3 colheres leite
2 ovos
1 colher erva doce
1 colher pó Royal
Colocar os secos, margarina, ovos e leite e por último o pó royal
Fazer bolinhas e colocar em assadeira untada invertida ( para melhor passagem do calor) colocando as bolinhas longe umas das outras, pois vão crescer. Pincelar com gema de ovo e assar.
Faça uma apresentação bonita que a visão acentua o sabor.
Enjoy!

sábado, 9 de maio de 2015

Torta de Ricota com Peras e Tâmaras

Combinação ao acaso!



Estava no supermercado para umas compras emergenciais de produtos de limpeza, mas parece que alguma coisa me atraía para alguns ingredientes meio nada a ver.... primeiro vi um pacote de tâmaras sem caroço em promoção. Pensei: vou levar. Pode-se comer com morangos frescos, o que é exótico mas muito bom! Depois de mais detergente e sabão no carrinho, passei pela gôndola de frutas, e havia uma peras lindas.... Vou levar. Ah! não havia leite fresco em casa, então lá fui eu para a geladeira de lácteos para não esquecer do leite. Mas, do lado dele havia os queijos... Não: ainda tem queijo em casa! Vou levar só uma ricota para por na pizza caseira de linguiça e rúcula.

Vamos embora! Para o caixa e o drama das sacolinhas!!!
Na hora de passar no caixa, os ingredientes pera, tâmara e ricota ficaram todos juntos... Coincidência? Inspiração? Não sei... Mas na hora me veio na cabeça uma foto da torta acima.

Bom! Vamos testar!

Massa:
Bater no liquidificador 300 g de ricota ( o resto é pra pizza de linguiça e rúcula), 3 ovos, 1 lata de leite condensado.
Colocar em forma untada. Reservar.

À parte cortar uma pera  sem casca em cubinhos e parte em fatias com casca. Numa panela, colocar 1/2 xícara de açúcar, deixar caramelar e colocar 2 xícaras de vinho branco. Colocar as peras e deixar cozinhar até o ponto desejado.
Os cubinhos, usá-los para colocar na massa da forma para penetrarem na mesma enquanto assa.

Depois de assada, decorar com as peras em fatias e tâmaras da forma que você imaginar.
Para deixar as tâmaras mais macias ferver por um minutinho naquela calda de vinho que cozinhou as peras. Com o restante dessa calda reduzida, colocar  geleia de peras para absorver a calda e cobrir a torta antes da decoração final.



Supermercado inspira!!!

terça-feira, 7 de abril de 2015

Torta rústica de ameixa


Torta Esfriando na Janela da Casa de Jaú! YABADABADU!!!!!


Adoro desenho animado! Ainda lembro dos desenhos que assistia na TV, tipo Gasparzinho, Os Flinststones, Jone Quest, O Xodó da Vovó e muitos outros que eram bem bons e diferentes da violência e falta de criatividade de hoje.
Uma das cenas que me lembro sempre está relacionada à torta, claro: uma torta esfriando na janela e alguém aparecia pra roubar ou visitar a doceira... Hoje quis reproduzir essa cena de cartoon!!!
Escolhi uma torta de ameixa, linda, vistosa e elegante! Que chama a atenção de qualquer um!

A Massa é clássica e dá pra usar com maçã, pêssego ou até mesmo com legumes refogados.


Massa:
1 e 1/2 xícaras de farinha
100 g manteiga gelada sem sal
1 ovo
sal
Misturar tudo e fazer uma bola que deve ser levada à geladeira em papel filme por 1/2 hora.
Nesse tempo você escolhe e faz o recheio.

Recheio:
Cortar 6 ameixas em 6 partes, colocando uma xícara de açúcar em uma frigideira e deixar amolecer.
Mas não pode amolecer totalmente. Só para ajudar na hora de assar. Retirar todo o caldo formado com uma peneira e reservar.

Abrir a massa gelada e colocar numa assadeira sem untar. Colocar um monte do recheio por cima e fechar de forma rústica. Assar até dourar.

Fica ou não fica boa??? YaBaDaBaDu!!!!!

Veja agora a versão com maçã!!!!

Servir com creme inglês!!!



sábado, 4 de abril de 2015

Torta Trufada de Chocolate e Pistache




FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!

Tinha que postar algo com chocolate. Essa torta é bem simples, mas deliciosa  e a massa dá pra usar como base de milhões de outras idéias.  Dá uma olhada nas receitas do blog que já fiz coisas com ela.

Massa:
Misturar 180 g de margarina, 1 ovo, 1 xícara de Glaçucar, 1 xícara de cacau  em pó e 1 xícara de farinha de trigo. Pode ser com  a mão mesmo. Fica uma massa bem grudenda, mas vai com paciência espalhando numa forma desmontável ( sem untar). Assar até ficar durinha por cima.
Reservar.

Recheio:
Levar ao fogo 2 e 1/2 xícaras de leite, 1 gema, 3 colheres de cacau em pó ( não é chocolate em pó nem achocolatado), é cacau 100% ( isso que dá o efeito trufado), 1 lata de leite condensado, 3 colheres de leite em pó e 1 colher (sobremesa rasa) de maizena. Mexer com um batedor de arame até ferver e juntar 1 pacote de gelatina incolor dissolvida em 1/2 xícara de água quente. Levar ao freezer por 15 minutos. Bater novamente e juntar 1 lata de creme de leite sem soro,  pistache picado e mexer. Cobrir a massa. Levar à geladeira por mais 2 horas e cobrir com pistache moído e polvilhar um pouco de cacau em pó. Se quiser colocar cacau em pó nas bordas vai dar um maior efeito trufado. Desenformar assim que endurecer completamente!!!
Feliz Páscoa!


quinta-feira, 2 de abril de 2015

Torta Clássica de Limão


Limão Doce



"Se a vida te der um limão faça uma limonada"!
Mas eu nunca faço nada simples, então faço torta de limão.
Essa receita é uma das minhas clássicas e sempre faz sucesso.
Não leva mais de 30 minutos de preparo. O resto do tempo é de forno que também, somado ao preparo leva uns 40 minutos totais.
Quem quiser saber de algumas dicas, veja aí:

Massa:
Misturar 2 colheres margarina, 1/2 xícara de açúcar, 1 ovo e por último 1 e 1/2 xícara de farinha. Misturar até formar uma massa "podre". Espalhar numa forma desmontável com as mãos e para não grudar usar um pouquinho de farinha nas mãos ( dica 1). Não vai fermento ( dica 2 para ficar crocante).
Assar até cozinhar, mas não deixar dourar muito, pois vai voltar ao forno ( dica 3)

Recheio:
Misturar 2 latas de leite condensado (dica 4 pra ficar bem recheada), com 4 limões espremidos. Misturar bem.

Cobertura :
Bater 5 claras em neve (com as gemas faça um creme inglês pra outras receitas, como acompanhamento de torta de maçã- dica 5) com 15 colheres de açúcar (3 colheres por clara - dica 6 pra deixar o merengue bem durinho). Juntar raspinhas de limão.

Montagem:
Colocar o recheio, cobrir com picos do merengue e levar ao forno (deixar semi-aberto usando uma colher de pau- dica 7 para deixar o merengue crocante por fora e macio e fofinho por dentro). Deixar até dourar.

Retirar, desenformar e cobrir com raspinhas de limão depois de fria.

Um clássico em 7 dicas.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Bolo com Blueberry!



Esse é um bolo básico mas com um toque especial. Postei pra vc, Raquel!

A primeira coisa é ter uma calda coada de bluberry ou frutas vermelhas, daquelas que a gente tem no freezer que sobrou da última sobremesa. Pode ser bem pouquinho, 1/4 de xícara. Aí você espreme 1 limão e completa com açúcar até chegar no ponto de fondant. Vai servir para cobrir o bolo com esse tom pink cheguei!!!
O bolo é feito com 3 claras batidas em neve e 1/2 xícara de açúcar. Reserve.
À parte bata 3 gemas, 1 xícara de açúcar e 100 g de margarina. Vá juntando 1/2 xícara de leite, 2 xícaras de farinha de trigo e 1/2 xícara de maisena.
No final junte as claras em ponto de merengue nessa mistura juntamente com 1 colher de fermento em pó.
Ah! Blueberries: pode ser congelada ou o que sobrou da calda inicial....
Misture as frutinhas com 1 colher de farinha e junte delicadamente à massa. Forma untada, enfarinhada e forno. Pronto!




domingo, 22 de março de 2015

Bolo Invertido de Banana e Mel




Banana é tudo de bom! Amo! Vai aí um bolo invertido com um toque de mel.
Primeiro vc forra uma forma de uns 25 cm com papel manteiga.
Uma calda de caramelo com 1/2 xícara de açúcar é derramada rapidamente por cima do papel untado.
Aí vem a parte artística: cortar as bananas e colacá-las formando um desenho charmoso qualquer. Esse de cesta, vi outro dia na TV e achei bem apropriado.
A massa de mel é facílima: bater com um batedor ( na mão mesmo, pois odeio lavar a batedeira), 1/2 lata de leite condensado, 1/2 xícara de leite, 1/2 xícara de mel. Juntar os secos que são 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 colher de café solúvel, canela em pó a gosto e 1 colher sobremesa de fermento.
Cobrir as bananas ou qualquer outra fruta que queira ou tenha na fruteira....
Assar e virar ainda quente...
Fica ótimo!



Arroz Doce Brûlée

Tudo que é brûlée  é bom!



 
Para fazer um bom arroz doce, o segredo é a cremosidade! Nessa minha receita, cozinho o 1 xícara de arroz em 4 xícaras de água com um pedaço de canela em pau. Quando estiver bem cozido, dou uma amassada com um garfo e coloco uma mistura aquecida (outra segredinho) de 2 xícaras de leite caramelado com 1/2 xícara de açúcar, 1/2 lata de leite condensado, 2 colheres de leite em pó, 1 caixinha de creme de leite, raspas de laranja e essência de baunilha e deixo ferver por alguns minutos até engrossar um pouco. Depois de frio vai engrossar ainda mais. Coloque em taças e decore a gosto!
O gostinho do leite caramelizado "queimado" é que dá o charme do brûlée!!!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Bolo Rosa de Mousse de Frutas Vermelhas

De mim pra mim
Dia 12 de Fevereiro, meu aniversário de 51 anos.... Como sempre eu fico sonhando com comida e alguns dias antes, sonhei com esse bolo. Rosa, tudo rosa em 2015. É o que eu espero pra mim e para as pessoas que convivem comigo!
Um mar de rosas!!!!!!!!!!!!!
Vamos fazer um bolo base rosa batendo 4 ovos bem batidos, juntar 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de óleo, 1 xícara de suco de framboesa aquecido. Aos poucos juntar 3 xícaras de farinha e 1 colher de fermento químico. Se quiser mais rosa ainda, juntar umas gotinhas de corante comestível vermelho.
Untar 2 formas iguais e distribuir a massa. Assim as camadas ficam iguaizinhas quando cortar as fatias.
Assar e reservar.
Fazer uma mousse básica  com 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 2 xícaras de frutas vermelhas (em uma calda grossa de açúcar), 1 pacote de gelatina sem sabor vermelha dissolvida em 1/2 xícara de água quente.
Montar o bolo depois de frio, colocando a primeira parte da massa em uma forma desmontável, regar com creme de leite para chantilly, colocar a mousse e levar à geladeira até endurecer. Quando estiver endurecido, colocar a outra metade do bolo também regada com creme de leite para chantilly.
Agora com o restante do creme de leite para chantilly, bater bem até a consistência desejada, colocar corante vermelho até o tom rosa desejado e decorar  a gosto. Tem que ter rosa.
Parabéns pra mim! 12/02/2015

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Bolo de Reis ao Vinho do Porto







6 de Janeiro - Data onde lembramos Gaspar, Baltazar e Belchior. Também lembro sempre do vô Cosmo que fazia aniversário nesse dia. Então há vários motivos para um bolo.
Meu bolo de reis não tem surpresas dentro, nem é preciso pedir para alguém prepará-lo no meu lugar no ano seguinte. Eu faço sempre.
Não sei por quê, mas dia de reis me remete à alguma tradição portuguesa. Então resolvi incluir vinho do Porto na receita.

É assim:
Bater 4 ovos bem batidos. Juntar 2 xícaras de açúcar, 1 colher de cacau em pó e bater bem. Juntar 1 xícara de óleo e 1 xícara de vinho do Porto aquecido. Aos poucos juntar 3 1/2 xícaras de farinha de trigo. Adicionar a fruta seca que vc quiser ( pus figo turco, passa, gojiberry, ameixa). Adicionar 1 colher de fermento químico e levar ao forno em forma com furo.

Decorar com fondant e frutas secas.
Fondant para quem não sabe: Colocar açúcar numa vasilha ( 2 xícaras mais ou menos) e ir adicionando leite até obter a consistência desejada.

Viva o Dia de Reis e meu vô Cosmo!

Bolo Piña Colada





Meu marido fez 51 anos.. Nessa idade tudo se remete à cachaça 51. Então pensei em fazer um bolo que tivesse algo alcoólico, mas um pouco mais refinado como é do meu estilo. ahahaha! Então pensei num bolo que reúne coco, abacaxi e rum.

A massa é bem simples: é só bater 4 ovos bem batidos, juntar 2 xícaras de açúcar. Bater bem. Acrescentar 1 xícara de óleo e 1 xícara de suco de laranja aquecido. Aos poucos colocar 4 xícaras de farinha e 1 colher de fermento químico no final. Assar em forma untada e forrada.

O recheio é também um creme simples com 1 litro de leite, 1 vidro de leite de côco, 1 lata de leite condensado ( cuidado ao abrir, me cortei dessa vez...), 3 colheres de leite em pó e 3 1/2 colheres de maizena. Vá controlando a maizena para obter a consistência desejada. No final acrescente essência de rum a gosto.

Montagem: Abrir a massa, molhar com 2 colheres de sopa de rum , colocar o creme e pedaços de abacaxi em calda picadinhos.

Cobertura: restante do creme e coco fresco ralado. ( Tem que ser fresco ).

Foi muito elogiado.