quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Bolo Red Velvet




Bolos coloridos chamam muito a atenção. O veludo vermelho é lindo, fofo e gostoso.
Esse é mais complicado, por isso vou listar primeiro os ingredientes.
Massa:
2 1/2 xícara de farinha
1 colher ( sobremesa) bicarbonato de sódio
2 colheres ( sopa) cacau
1 pitada de sal
1 xícara de butter milk ( ãh? o que é isso? No Brasil vc não vai encontrar esse ingrediente, pois é tipicamente americano, mas vamos improvisar colocando 2 colheres de sopa de limão em 1 xícara de leite integral, mexer com a ponta de uma faca e deixar por 10  min. Pode usar então)
Baunilha
1 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de óleo
2 ovos
1 colher vinagre
1 colher corante comestível em pó vermelho


Recheio:
Tradicionalmente esse bolo levar um creme de cream cheese e açúcar, mas eu vou dar minha versão com 1 lata de leite condensado misturada com 2 colheres margarina sem sal, 8 colheres de leite em pó e por fim 1 lata de creme de leite gelada sem soro. Deixar na geladeira por alguns minutos antes de usar. Se quiser consistência mais firme, coloque mais leite em pó.


Modo de fazer a massa:


Colocar na batedeirao o açúcar, óleo, ovos e bater. Misturar todos os secos e ir juntando alternadamente com o butter milk ( caseiro ). Por último o vinagre que reagirá com o bicarbonato numa reação química dando leveza ao bolo.
Assar em forma untada e forrada com papel  manteiga, cortar ao meio, rechear e cobrir com suspiro ou até mesmo com o mesmo recheio.
É diferente, bonito e muito gostoso.
Fiz de presente de aniversário pra minha irmã Vania em 26 de dezembro.
Todo mundo gostou!



sábado, 29 de novembro de 2014

Torta Apaixonante

Apaixonante




Coisas apaixonantes: Maracujá ou Fruta da Paixão, Pêssego que tem formato de coração e unanimidade, o chocolate.

Primeiro vamos pensar na massa para fazer essa torta: Vá à prateleira do supermercado e compre um pacote de massa folhada. Fazer massa folhada em casa não tá com nada.
Do pacote, deixe descongelar e abra com um rolo colocando na sua forma preferida.
Deixe assar e cubra com chocolate derretido. Usei chocolate com laranja meio amargo. Isso serve para selar a massa antes de colocar o creme e é claro para apaixonar.
O creme é feito com 1/2 lata de leite condensado, 2 gemas, 1 colher maisena, 1/2 litro de leite. Misturar tudo com um fouet até engrossar no fogo e no final acrescentar 1 lata de creme de leite e 1/2 maracujá. Misturar bem e cobrir a torta.
Decorar com pêssegos frescos, em calda e sementes de maracujá.
Apaixonante.!!!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Naked Cake



É um bolo presente de aniversário pra minha sobrinha!
O segredo é somente a decoração, pois a massa do bolo é a mesma do bolo chiffon de chocolate que você pode procurar no blog (marcador chocolate). Só que dividi a massa em 3 formas de tamanhos diferentes para assar. Usar papel manteiga para forrar a forma é uma dica!
O recheio é uma mistura de 400 g de doce de leite ( escolhi um argentino ), 1 lata de creme de leite e chocolate em pó para dar consistência cremosa.
Para o bolo ficar molhadinho usei uma xícara de leite com 1 colher de chocolate em pó.
Aí é só se inspirar e montar com frutas e chantilly.
Ficou muito bom... Acho que estou melhorando...
 













 

sábado, 15 de novembro de 2014

Panna Cotta

De frutas vermelhas ou abacaxi?
É uma de minhas sobremesas favoritas. Aqui em casa, num restaurante italiano de bairro ou na própria Itália: Panna Cotta!!
Bem que dizem que as coisas simples são sempre as melhores. A Panna Cotta é uma dessas.
Experimente fazer e será um sucesso para seus convidados! Não tem erro!

É só hidratar e dissolver 3 folhas de gelatina em 1/4 xícara de água quente. Reservar
Em uma panelinha colocar 500 ml de creme de leite, 1/2 xícara de glaçucar, 1 xícara de leite e o principal e mais nobre dos ingredientes: sementes mágicas, negras e microscópicas de baunilha. Não deixe de colocar essas sementes. Isso vai fazer a diferença. Misture a gelatina derretida. Peneire para evitar que fique algum grumo da gelatina e leve à geladeira por umas 4 horas.
Depois é imaginação. Pode colocar calda de frutas vermelhas, doce de abacaxi, calda de chocolate... Mas frutas vermelhas é o melhor...
Panna Cotta!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Sobremesa Visita Inesperada

Laranja com Caramelo crocante e sorvete!



Acho que vou deixar em branco ( sem receita hoje)....  a foto fala por si....
A cada mordida um pedaço de crocância, doçura e frescor!


sábado, 8 de novembro de 2014

Gelatina ao Vinho com Frutas


Primavera com temperatura de Verão


Doce pra criança... só que não! se você colocar vinho para diluir.

Muito fácil: Dissolver uma caixinha de gelatina de abacaxi em 250 ml de vinho branco fervente. Colocar numa forma forrada com papel filme, colocar frutinhas de sua preferência ( eu pus mirtilo nessa camada) e levar para endurecer.
Quando estiver endurecida, faça outra gelatina sabor limão e dissolva em 250 ml de água fervente. Faça a mesma coisa: coloque frutinhas de sua preferência ( eu coloquei maçã verde nessa camada).  Levar novamente para endurecer.
Na terceira camada usei gelatina de morango dissolvida em 50% de água e 50% vinho tinto (total de 250 ml). Fervi, dissolvi e coloquei como terceira camada, obviamente quando a anterior já havia endurecido. Nessa camada coloquei morango picadinho. Levar pra endurecer.
Última camada : misturar 1/2 lata de leite condensado, 1/2 lata de creme de leite e 3 folhas de gelatina dissolvidas em 1/2 xícara de água quente. Cobrir após o último endurecimento. Levar à geladeira por umas 2 horas e desenformar com o auxílio do papel filme que forrava a forma. É a parte mais divertida; ver as cores aparecendo como um caleidoscópio doce.

Dica: Usei gelatinas naturais com polpa natural da fruta . Existem já nos mercados. Bem mais saudável.

domingo, 2 de novembro de 2014

Bolo Inglês




125 g de manteiga de vaca confiável! Não uso margarina , pois não dá pra confiar em todo cientista
200 g de açúcar ( 1 xíc)
250 g de farinha ( 2 xíc)
4 ovos
1 colher fermento
Essência de baunilha ou de amêndoas
Frutas cristalizadas e uvas passas


Nem acredito que somente com os ingredientes acima, aprendi a fazer bolo inglês, que eu adoro!!!
Se quiser fazer também, bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com açúcar e depois junte a manteiga e bata mais.
Junte as frutas e a essência. Colocar a farinha e fermento aos poucos. Fica uma massa bem dura. Acrescentar aos poucos as claras em neve e levar para assar em forma de bolo inglês, claro!
Todo mundo adorou!
Versão só com passas




sábado, 1 de novembro de 2014

Pavê de Maçã



Diferente e surpreendente


Maçã é uma fruta versátil. Imaginei um pavê... Será que vai dar certo?
Vamos lá:
Preparei um purê com 3 maçãs verdes e 1 xícara de açúcar, deixando cozinhar tempo suficiente para ficar bem lisinho.
Então vamos para uma base de tudo: creme confeiteiro. Num recipiente bati 4 gemas com  4 colheres de açúcar até formar um creme esbranquiçado. Juntei as sementes minúsculas de uma fava de baunilha ( isso faz toda a diferença) em 1/2 litro de leite e deixei aquecer. Aos poucos, juntei o leite à vasilha com o creme e voltei tudo para a panela juntando 2 colheres de farinha de trigo. Mexer até engrossar e reservar.
Numa taça para pavê coloque uma camada do creme. Na sequência, embeba bolachas tipo champagne em  chá das cascas  das maçãs usadas (  dê um toque alcoólico com algum licor ou bebida de sua preferência). Sobre os biscoitos coloque o purê de maçãs e cubra com o restante do creme. Para decorar caramelei uma maçã com canela, açúcar e manteiga e deu certo....
Eva iria aprovar!!!

sábado, 18 de outubro de 2014

Bolo Plantação de Cogumelos!

Delicadeza de cogumelos de suspiros!

 
Muito fofo esse bolo! Tanto na decoração como na maciez da massa de chocolate. Não vou colocar a receita do bolo, pois vc a encontra no blog como Bolo Chiffon de Chocolate!
Só vou dar as dicas dos cogumelos de suspiros:
Bata 2 claras em neve com 8 colheres de açúcar até ficarem bem duras.
Unte uma assadeira com papel manteiga e faça os formatos dos cogumelos com um saco de confeitar: bolinhas para o cogumelo e hastes para os cabinhos. Deixe assar em forno semi-aberto .
Para montagem, pegue um pouquinho de cola ( ahahaah : merengue que sobrou na batedeira)!!
Dica: para os cabinhos, deixem uma extremidade mais fina que será inserida em um pequeno buraco na parte inferior dos cogumelos que vc pode fazer com um faca bem fininha.
Enfeitem o bolo e salpique chocolate em pó para dar efeito de terra.
Brincadeira de criança!

sábado, 4 de outubro de 2014

Charlote de Ameixa


Eu amei!!

Deve haver inúmeras receitas de charlote. Essa eu inventei.
É fácil, prática e charmosa!
Separe 100 g de ameixas sem caroço e ferva com 100  ml de água e 1 colher de açúcar. Reserve as ameixas e na calda acrescente um cálice de alguma bebida alcoólica ( eu pus uísque). Essa calda serve para embeber os biscoitos tipo champagne que devem forrar uma forma já previamente forrada com papel filme.
Num liquidificador ( adoro esse utensílio ), coloque as ameixas, 2 latas de creme de leite, 1 lata de leite condensado e 2 colheres de leite em pó. Bata bem e coloque na forma forrada com os biscoitos.
Leve ao freezer por pelo menos 3 horas. Desenforme e mantenha no freezer. Retire do freezer umas 2 horas antes de servir para ficar cremosa, mas ainda semi congelada.
Decore com cacau em pó.
Cada fatia tem xxxx calorias. Não importa! Só uma não é pecado!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pudim de Pão com Nozes e Damascos Caramelados



Pra quem adora Pudim de Pão!

Sempre tem sobra de pão em casa! Acho uma pena ter que jogar fora, então tento inventar alguma coisa como farofa de pão, brusqueta, sopa de tomate italiana, mas pudim de pão é  o meu preferido.
A primeira coisa a fazer é caramelizar 3 xícaras de açúcar para cobrir o fundo de uma forma e para cuidadosamente caramelizar os damascos e nozes que devem  ser colocados sobre uma superfície untada para esfriar e se transformarem-se nessas pedrinhas doces e crocantes.
Depois de caramelizar a forma, corte pedaços irregulares da suas sobras de pão ( pode ser francês, brioche, italiano, panetone, o que quiser.
Bata então uma mistura de 3 ovos, 1 lata de leite condensado e 1 xícara de leite e jogue delicadamente por cima dos pedaços de pão. Jogue pedacinhos de damasco e nozes. Chocolate picado também incrementa a receita. Asse em banho- maria por uns 40 min.
Desenforme e enfeite com as pedrinhas de frutas secas carameladas e crocantes.

#amopudimdepao.






domingo, 21 de setembro de 2014

Manjar de Iogurte com Capim Limão

Manjar dos Deuses


Quem não tem um pé de capim limão ou erva cidreira num vasinho de apartamento ou no quintal. Se nao tem, por favor providenciar!
Bata um punhado de capim limao com 2 xícaras de leite num liquidificador e coe. O cheiro vai impregnar a cozinha de um perfume refrescante e suave. Diissolva 1 pacote de gelatina sem sabor em 1/2 xícara de água quente. Reserve.

Num liquidificador coloque 1 lata de creme de leite, 1 lata de leite condensado, 1 pote de iogurte integral, o leite coado com o capim limão e a gelatina dissolvida .
Levar à geladeira para endurecer e decorar a vontade.
Fica dos deuses com um gostinho diferente e perfumado!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Pavê de Maracujá Diferente

Visões de um clássico

Então! Primeiramente faça aquele rocambole básico com recheio de Nutela* e reserve!!
Está esperando que eu coloque a receita do rocambole, né? pois é! dessa vez comprei pronto na padaria. Sempre há uma padaria fantástica perto de você para essas ocasiões...
Corte o rocambole e arrume numa travessa transparente para que seja preenchida com a mousse de maracujá de sua preferência. Lá vai a minha: Bata no liquidificador 2 maracujás com 1 xícara de água e peneire as sementes. Nesse suco junte 1 lata de creme de leite, 1 lata de leite condensado e 1/2 pacote de gelatina dissolvida em 1/2 xícara de água quente. É só preencher a travessa com essa mousse bem delicadamente, colocando pedacinhos de barra de chocolate meio amargo picada. Levar à geladeira até endurecer e enfeitar com ganache de chocolate meio amargo e sementes de maracujá! Fica pronto em 1 hora! Sobremesa zás trás!




 
 
 
 

sábado, 26 de julho de 2014

Nuvem de Claras com Calda de Laranja Kinkan

Heaven!
Pra comer rezando!

Estamos em plena safra da laranja kinkan. A banca no sacolão parecia uma mina de topázios amarelos que chamou minha atenção e me chamou para criar alguma coisa!
Queria algo sutil, que combinasse os topázios amarelos  e um tom de branco, branco nuvem... Isso mesmo! Nuvem! Pedras preciosas nas nuvens! Mas ao alcance de todos!
Nunca havia feito nada com essas pedrinhas amarelas, ou as laranjinhas kinkan. Lembro de  uma receita que a fofa Palmirinha fez uma vez no seu programa! Então me aventurei!
Fervi as laranjinhas 3 vezes por mais ou menos 5 minutos cada vez para tirar o amargor com um corte em x no cabinho.. Se precisar repita. Escorri e reservei.
 Depois fiz uma calda com 2 xícaras de açúcar e 1 xícara de água  e alguns cravinhos . Coloquei as laranjinhas para absorverem a calda e ferverem por mais uns 10 min. Reservei... Dá pra comer com queijo só desse jeito!
Aí fiz outra calda caramelada dessa vez (como para pudim) e coloquei numa forma.
Bati 6 claras em neve com 18 colheres de açúcar e raspas de laranja. Coloquei uma pitada de fermento em pó e levei ao forno em banho baria por 45 min. Segredo para ficar uma casquinha por cima: deixar o forno semi-aberto.
Antes de esfriar totalmente virei sobre um prato e cobri com a calda de "topázios" amarelos!
Do céu! pra comer rezando!


sábado, 19 de julho de 2014

Torta de Iogurte com Calda de Framboesa




Gosto tanto de criar receitas, que muitas vezes sonho com ingredientes, misturas e apresentações de comida! Hoje me deu vontade de tornar realidade uma idéia nova. Tem chocolate, iogurte, frutas vermelhas, tudo de saudável, bonito e desestressante!!
Eu nunca havia feito massa com biscoito e manteiga, então resolvi testar. Foi só misturar 1 pacote de biscoito tipo Maizena com 100 g de manteiga derretida...  Pus numa forma e rezei pra dar certo.
Como ia fazer um creme e não queria que a massa amolecesse, pensei em colocar uma camada de chocolate meio amargo derretido por cima da massa de biscoito depois de assada. Levei ao freezer para endurecer e depois coloquei o creme por cima.
No creme ( receita pra preguiçosos) juntei 1 lata de creme de leite, 2 potes de iogurte, 1 lata de leite condensado e 1 pacote de gelatina sem sabor derretida em 1/2 xícara de água. Bati tudo no liquidificador e coloquei por cima do chocolate endurecido.
Levei à geladeira por uma noite e aí preparei uma calda de framboesa!! Ah! se eu vivesse na Europa ou Chile, onde essas frutinhas vermelhas são como laranjas e mamões pra nós brasileiros. Eu ia me esbaldar. Aqui tive que comprar framboesas congeladas. Mas tudo bem! Levei ao fogo as frutinhas congeladas com 1 xícara de açúcar até engrossar. Deixei esfriar e derramei alegremente sobre a torta. The dream come true!

sábado, 28 de junho de 2014

Bolo de Mel






Vamos adoçar a vida! Bolo de Mel!
É muito fácil e gostoso! Tem uma cor morena e uma textura que se mantém por vários dias.


1o passo - Misturar na batedeira, 1 lata de leite condensado, 1 xícara de mel, 1 xícara de leite, 3 xícaras de farinha, 1 colher  ( chá) de café solúvel, cravo e canela em pó a gosto e 2 colheres ( chá) de fermento químico. Não vai ovo??? Não! é isso mesmo!
2o passo - assar em forma untada de sua preferência.
3o passo - cobrir com ganache de chocolate.
Até as abelhas vão se lambuzar!













sexta-feira, 30 de maio de 2014

Tortas rústicas trançadas


Figo



Abóbora

Banana com Framboesa







Figo
Dose tripla: uma receita da minha tia Toninha adaptada para 3 recheios diferentes. Você pode imaginar tantos quantos recheios quiser. Um exercício à imaginação e criatividade!
O que vale a pena é fazer essa massa sequinha com  cor e sabor de canela.
Vamos lá:


1o Passo - Misturar numa vasilha 1/2 Kg de farinha, 250 g de açúcar, 1 colher fermento químico, 1 colher canela.
2o Passo - Abrir uma cratera de vulcão no centro e acrescentar 1/2 xícara de óleo e 3 ovos. Um pouco de baunilha também cai bem. Misturar e amassar até formar uma massa que não grude nas mãos.
3o Passo- Abrir a massa entre 2 filmes plásticos para facilitar a moldagem na forma.
4o Passo - Colocar seu recheio de frutas preferido. Com doce de leite também deve dar certo...
5o Passo - Fazer as tranças com a massa e colocar sobre o recheio.
6o Passo - Assar até ficar dourada.


Recheio: Ah, o recheio. Use a imaginação. Já fiz com bananada, aquela feita pela mãe, com receita de vó. Ou então seja prática, compre uma boa bananada cremosa de Minas Gerais. Aí coloque umas framboesas frescas para dar charme e um gostinho especial. Todos vão ficar procurando as framboesas no meio da bananada.
Outra opção é quando sobra aquele doce de abóbora na geladeira. Boa opção para o Halloween.
A que fiz hoje foi uma com figo.  Invenção total. Fiz um creme de confeiteiro com ovos, leite e açúcar e misturei com figos frescos e doce de figo cremoso que comprei um dia e estava esquecido no armário. Ficou demais!!!

domingo, 25 de maio de 2014

Bolo Cremoso de Milho



São João, São João, acende a fogueira do seu coração! Principalmente se estiver friozinho como hoje! Ainda é Maio, mas já estou no clima de Festas Juninas, que adoro! Acho que ainda dá pra manter essa tradição brasileira... e comida é o melhor jeito de celebrar qualquer data!
Com 2 passos, vc prepara esse bolo vapt vupt! vai ser vapt vupt para acabar também. Fica delicioso!


1o Passo - Colocar no liquidificador, 4 espigas de milho, 1 lata de leite condensado, 3 ovos, 1/2 xícara de leite, 3 colheres margarina. Bater bem e acrescentar 1 colher (sopa) rasa de pó royal.
2o Passo - Untar uma forma de sua preferência e assar até ficar dourado.

domingo, 18 de maio de 2014

Apple Crumble


Sabe aquela preguiça de preparar uma sobremesa? Sabe quando chega um convidado inesperado para o chá ou almoço ou jantar?
A resposta para isso?! Crumble de maçã!!! Apple Crumble para ficar mais internacional!
Sabe aquelas maçãs que ficam na fruteira sem que ninguém as coma? Antes que estraguem faça essa sobremesa! É surpreendente!!!

1o passo - Pique 3 a 4 maçãs numa forma refratária untada com manteiga.
2o passo - Faça o crumble com 10 colheres de farinha, 8 colheres de açúcar, 150 g de manteiga gelada e canela a gosto. Misture tudo com um  garfo até formar uma farofa.
3o passo - Cubra as maçãs, coloque amêndoas em lasca ( se vc tiver). Se quiser pode substituir por granola que fica ótimo também. Leve ao forno até que fique dourado e crocante.
4o passo - Faça um creme de caramelo para acompanhar. É mais surpreendente que um simples sorvete de creme ou chantilly!
5o passo - Numa panela coloque 1/2 xícara de açúcar para caramelizar. Com cuidado coloque 1/2 xícara de leite e 1 caixinha de creme de leite. Deixe derreter o açúcar e peneire para retirar qualquer gruminho de açúcar que sobrar. Leve à geladeira.
6o passo - sirva com o crumble! Você vai se sentir em outro país! Seja pelo nome da sobremesa, seja pelo prazer de comê-la!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sagu ao Vinho

Sagu chic!


Sabe aquela vontade de sobremesas que sua mãe fazia?! Pois é. Sagu é uma delas.
Também com esse friozinho de maio, já começo a pensar em guloseimas de festas juninas. E sagu é uma delas. Mas também pode ser uma sobremesa gourmet. Uma vez comi uma receita dessas num desses restaurantes da moda aqui em S. Paulo e resolvi copiar. É um pouco mais incrementada que  a receita que minha mãe fazia, mas me remete àquele bom tempo da infância de qualquer forma.


1o Passo - Ferver  5 xícaras de água com alguns cravos da Ìndia e Pau de Canela.
2o Passo - Quando estiver fervendo jogar 1 xícara de bolinhas de sagu. Não precisa colocar de molho não. Mexer por uns 10 a 15 minutos até as bolinhas que parecem pérolas translúcidas amolecerem.
3o Passo -  Nesse ponto onde a panela estiver cheia dessas pérolas de mandioca ( nosso sagu é feito de mandioca), juntar 1 xícara de açúcar, 1 maçã cortada em pedacinhos e vinho tinto seco suficiente para dar a consistência desejada. Mexer por alguns minutos e colocar em taças.
4o Passo - Creme de baunilha para dar um toque gourmet - Bater 2 gemas com 2 colheres de açúcar.
5o Passo - Juntar 1/2 litro de leite integral, 1 colher maisena e baunilha a gosto.
6o Passo - Mexer até engrossar e colocar sobre o sagu nas tacinhas. Fica chic e delicioso.



quarta-feira, 7 de maio de 2014

Torta de Amêndoa e Banana Caramelada

Banana !


Palavra falada e escrita da mesma forma em várias línguas, etnias e culturas. Tem proteína, tem vitamina, engorda e faz crescer! Não falta no turbante da Carmem Miranda! Tá até na moda em estádios de futebol! Já dá pra descobrir, né? BANANA.
É! hoje tem torta de banana especial!


1o passo - Doce de Banana
Cortar 6 bananas tipo nanica em rodelas e reservar. Colocar numa panela, 1 xícara de açúcar e fazer um caramelo seco. Acrescentar as bananas e mexer até dissolver o açúcar caramelado. Reservar.


2o passo - Massa da torta
Colocar numa vasilha 1 ovo, 2 colheres de margarina e misturar. Acrescentar 1 xícara de açúcar, 1 xícara de farinha de amêndoa, 1 pitada de sal e farinha até dar consistência de massa podre ( mais ou menos 2 xícaras).
3o passo - Modelar uma forma desmontável com  a massa ( bem fininha), fazer furinhos com um garfo para ficar bem assentadinha e assar em forno moderado. Quando começar a corar, tirar do forno.

3o passo - Creme da torta
Bater 2 gemas com 2 colheres de açúcar até ficar esbranquiçado. Misturar com 3 xícaras de leite integral, 2 colheres de maisena e mexer até engrossar. Acrescentar uma caixinha de creme de leite e baunilha a gosto


4o Passo - Merengue
Bater as 2 claras que sobraram do creme com 6 colheres de açúcar até formar picos. Acrescentar baunilha ou raspas de limão.


5o Passo - Montagem da torta
Colocar o creme sobre a massa. Dispor as rodelas de banana sobre o creme e sobre as bananas dispor colheradas de merengue. Levar ao forno para deixar o merengue crocante por fora e molinho por dentro. Para isso, o segredinho é deixar o forno semi-aberto.


Pronto!
Dica: Essa massa de amêndoa pode ser usada pra qualquer outra torta . É maravilhosa!





domingo, 27 de abril de 2014

Queijadinha!

Lembrança da Infância

A gente sempre lembra de uma receita da infância feita pela nossa mãe! Essa queijadinha me remete àqueles doces maravilhosos que minha mãe sempre fazia: além dessa receita, lembro também do pudim de leite, do bolinho de rosa, do creme chinês, da rosquinha de pinga, do crústele, e muitos outros.
Preciso pegar com a minha mãe essas outras receitas e compartilhar aqui com vocês! Logo, logo!
Pra começar vamos com a queijadinha que é de lamber a forminha de papel até o fim!

1o Passo - Bater 3 claras em neve.
2o Passo - Juntar 3 gemas e continuar batendo
3o Passo - Juntar delicadamente 1 lata de leite condensado, 2 colheres queijo ralado e 100 g de côco ( de preferência fresco e em flocos).
4o Passo - Assar em forminhas de papel que devem estar dentro de forminhas de alumínio.

Prepare-se para lamber o papel.

sábado, 19 de abril de 2014

Mousse de Caramelo com Flor de Sal

Mousse Caramelo com Flor de Sal


Uma amiga me perguntou se eu tinha receita de mousse de caramelo! Na verdade nunca havia feito, mas meu propósito é criar receitas, e com pedidos, fica mais desafiador!
Não deve ser complicado fazer uma mousse de caramelo, afinal tenho feito inúmeras mousses nesses anos todos de confeiteira amadora! Mas quero incrementar, como sempre! Um toque diferente, muda o tom!
Vou acrescentar flor de sal, que está na moda e combina com chocolate, doce de leite e por que não com caramelos? Mousse de caramelo com flor de sal!
Especial pra minha amiga!


1o Passo - Fazer uma calda seca com 1 e 1/2 xícara de açúcar
2o Passo - Com cuidado verter 2 1/2 xícaras de leite integral e deixar derreter.
3o Passo - Peneirar 2 gemas e misturá-las com 1/2 xícara da mistura acima, bem lentamente e depois voltar tudo ao fogo
3o Passo - Juntar 1 lata de creme de leite fora do fogo e 1 pacote de gelatina sem sabor derretida em 1/4 de xícara de água.
4o Passo - Bater 2 claras em neve ( opcional) e juntar delicadamente à mistura aromatizando com baunilha e uma pitada de flor de sal.
5o Passo- Colocar em taças. Após 4 horas colocar uma pitada de flor de sal por cima.


Espero que seja um sucesso!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Flaugnarde


Flaugnarde - ma version
Umas das sobremesas que agradam todo o mundo é o pudim. Eu adoro! Imagina então um pudim incrementado com frutas frescas, frutas secas, pães ou panetone!
É isso, o Flaugnarde! Com sotaque francês, considero um pudim diferenciado, bonito e com novo formato!
Nas versões das fotos, usei maçãs, ameixa, cerejas, nectarinas, pêssegos, amêndoas, panetone! O bom de uma ideia é poder modifica-la a seu gosto! Desculpem-me os franceses tradicionais.
Claro que a receita base é um pudim.
1o passo - Fazer uma calda de caramelo e untar a forma de sua preferência: individual ou família.
2o passo - Bater no liquidificador, 3 ovos, 1/2 lata de leite condensado (viu, é mais econômico), 1 e 1/2 lata de leite integral.
3o passo - colocar sobre o caramelo
4o passo - parte criativa: coloque fatias de sua fruta preferida, e se quiser acrescente pedaços de pão amanhecido ou panetone.
5o passo - forno em banho-maria até dourar.


O legal é que dá pra fazer como sobremesa para visitas inesperadas. Muito rápido!





sábado, 5 de abril de 2014

Bolo de Laranja, Ricota e Chocolate


Pra quem adora tudo com laranja!

LARANJA! Adoro frutas  com as quais se pode fazer de tudo:  qualquer uma das inúmeras variedades, são deliciosas ao natural, em sucos, em compota, em assados, em saladas, em sorvetes, em pavês, em tortas, e é claro, EM BOLOS!
Bolo de laranja é um clássico, com aquela casquinha crocante por cima. Mas hoje, vamos além do clássico: recheio de ricota e chocolate picado com cobertura de ganache de chocolate branco. Cada mordida além de gelada é macia e delicadamente doce e crocante!

1o Passo: Fazer um bolo de laranja: minha receita clássica é a seguinte:
Bater 4 ovos muito bem batidos ( por uns 10 min) até ficarem esbranquiçados. Juntar 2 xícaras de açúcar e continuar batendo. Juntar 1 xícara de óleo e 1 xícara bem quente de suco de laranja. Acrescentar aos poucos 3 xícaras de farinha de trigo e 1 colher de pó royal. ( uso tanto pó royal que deveria ganhar alguma comissão dessa empresa!). Raspinhas de laranja no final. Assar na forma de sua preferência. O bolo é seu. Faça como quiser.
2o Passo - Recheio:
Triturar 250 g de ricota com 3 colheres de açúcar, 1/2 lata de creme de leite. Picar chocolate meio amargo em pequenos pedaços e juntar no final a esse recheio.
3o Passo- Abrir o bolo em 2 metades e regá-las com a outra 1/2 lata de creme de leite e 1/2 lata de leite condensado misturadas. É isso que dará o efeito molhadinho que quando gelado fica dos deuses.
4o Passo - Rechear o bolo entre as 2 metades.
5o Passo - Cobertura:
1/2 lata de creme de leite e 1 barra de chocolate branco derretidos . É uma ganache branca.
6o Passo - Cobrir o bolo
7o Passo - Laranjas caramelizadas
Cortar fatias de laranja e caramelizar em uma frigideira com 2 colheres de açúcar caramelizado.
Vale a pena experimentar!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Semifreddo de Abacaxi com Pimenta

Doce e Delicado! Frio e Ardente!






Semi, meio, mais ou menos... Nada disso! Quando falo de semifreddo é sabor por inteiro. É como uma  mousse congelada, um sorvete mais macio que os tipo italianos. Tudo vai depender da mistura e tempo de congelamento!
Pensei  em vários sabores, mas preciso de empolgação, vibração. Nada melhor que liberar um pouco de serotonina incluindo pimenta, isso mesmo, pimenta  numa preparação doce! Isso vai dar uma ardência delicada à doçura, uma elegância ímpar numa preparação simples. Uma sobremesa chic!
Todos já conhecem  chocolate com pimenta, então, nada de chocolate hoje! Abacaxi! Combinação do ácido, doce e da quente pimenta!


1o Passo - Corte meio abacaxi e cozinhe com 4 colheres de açúcar e 1/2 pimenta dedo-de-moça até ficar bem sequinho. Retire a pimenta no tempo de ardência desejado. Vá experimentando.
2o Passo - Faça um creme com 3 xícaras de leite integral, 1 vidro de leite de coco, 1/2 lata de leite condensado, 1/2 colher de maisena. Mexer até engrossar. Reserve até que esfrie.
3o Passo - Bata 2 xícaras de creme de leite fresco em ponto de chantilly.
4o Passo - Quando tudo estiver frio, misture tudo e leve ao freezer. A cada 1/2 hora, vá mexendo o semifreddo para que não congele totalmente. Tem que ficar congelado, mas cremoso. O que vai permitir isso são essas mexidas constantes.
5o Passo - Quando atingir a consistência bem cremosa e congelada, coloque em taças e enfeite com pedacinhos de pimenta.
Ardente, doce e delicado!



terça-feira, 18 de março de 2014

Bolo Chifon de Chocolate e Laranja

Receitas com Chocolate- Bolo Chifon de Chocolate e Laranja

Muiiito macio!
Todo mundo tem uma receita de bolo de chocolate. Quando testei essa receita, nunca mais pensei em outro bolo de chocolate! Pode ser a base para qualquer receita de aniversário. Já fiz bolo prestígio, bolo brigadeiro, bolo de frutas vermelhas com essa mesma massa e ficou supimpa!
A cobertura para essa receita da foto é clássica também! Fica ótima com bolo de cenoura!
Vamos então começar pelo fim: Cobertura:
Misturar 10 colheres açúcar, 6 colheres chocolate, 4 colheres de leite e 2 colheres de margarina. Aquecer até derreter tudo e cobrir o bolo ainda quente. Forma aquela casquinha crocante.... Nunca esqueço: essa receita é da minha sogra!!! 
Bolo Chifon com Laranja- 
1o Passo - Bater 4 ovos muito bem batidos até ficarem esbranquiçados... Não é meio bem batido. É bem, bem batido. Esse é o segredo!
2o Passo - Juntar 2 xícaras de açúcar e continuar batendo. 
3o Passo - Adicionar 1 xícara de óleo.
4o Passo - Agora a parte prazerosa onde entra o chocolate! Adicionar 1 e 1/2 xícara de chocolate, mas tente usar algo com boa porcentagem de cacau. Infelizmente no Brasil, estão transformando chocolates em açúcar. Uma pena! Na minha infância, dava até pra usar Nescau* ou Toddy* .... Hoje está horrível!!! Impossível  usar nesse tipo de bolo!
5o Passo - Continuar batendo e aos poucos ir colocando uma xícara de suco de laranja fervente! Cuidado para não sujar toda a cozinha com erupção de pó de chocolate. Bata na velocidade baixa!!! Se tiver algum licor de laranja, essa é a hora! coloque um pouquinho pra dar glamour!
6o Passo - Agora junte aos poucos 3 xícaras de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento químico! O famoso pó royal!!
7o Passo  - Coloque em forma untada e desmontável! Dica: Unte só o fundo da forma, pois isso ajuda o bolo a não perder volume depois de assado. Sabia?
8o Passo - Desenforme, e cubra com a calda de chocolate. Enfeite com raspas de laranja ou tangerina!!

Experimentem!!! e me chamem pra comer!








sábado, 15 de março de 2014

Receitas com Chocolate - Torta de Chocolate Jardim de Páscoa

Páscoa pra Adulto e Criança




Quem nasceu primeiro? O ovo ou o chocolate?
Nós, adeptos do Cristianismo, vemos a Páscoa  como um conceito de nova vida, de ressureição, de esperança! É o feriado religioso mais importante do calendário católico!
Nos primórdios dos tempos, costumavam representar esse conceito de vida nova através de ovos de galinha. Como tudo se aprimora, os ovos foram sendo pintados, desenhados, esculpidos e usados de forma mais lúdica e divertida. Claro que então apareceu alguma " patisserie" francesa que esvaziou os ovos e acrescentou chocolate!!! ah! aí acabou tudo! ou melhor: começou tudo!!!!
Não há Páscoa sem chocolate!!!
Em todas as suas formas: ovos, bombons, tabletes, coelhos ( não me pergunte de onde surgiu esse bicho, não sei!!!) e muitas outras formas. Escolhi minha torta básica de chocolate, agora com mousse.


Como fazer:
1o Passo - fazer a mesma massa das tortas de chocolate das postagens anteriores do blog www.fioredizuccareceitas.blogspot.com.br e reserve.


2o Passo  - Mousse - É uma mousse sem ovo cru, preocupação de muitas pessoas.


Bata 2 gemas com 2 colheres de açúcar até ficar bem batido. Acrescente 2 xícaras de leite e 1/2 colher de maisena. Se tiver, coloque uma fava de baunilha ( é diferente de baunilha extrato). Fava de Baunilha é como minúsculos diamantes negros que enriquecem e diferenciam qualquer preparação! Vale a pena investir nela! Leve tudo ao fogo até endurecer um pouco.


3o Passo - separadamente faça uma ganache com 1 barra de chocolate meio amargo e 1 lata de creme de leite sem soro. Reserve


4o Passo - Derreta no micro-ondas ( 20 s) 5 folhas de gelatina pré-hidratada em 1/2 xícara de água.


5o Passo- Junte tudo delicadamente e coloque sobre a torta assada. Leve à geladeira até endurecer e decore a gosto! Coelhinhos para Páscoa vão agradar adultos e crianças.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Receitas com Chocolate: Torta de Chocolate com Pêras ao Vinho

Linda e deliciosa! 
Sabe aquela torta de Framboesa da última postagem? Substitua o creme de chocolate por outro quase igual, só substituindo o chocolate por leite de coco. Se precisar, coloque um pouquinho mais de maisena. 

Cobertura: Descasque as pêras e tire os caroços. Se você encontrar a mini-pêra, fica muito mais lindo!!! Coloque-as em uma calda de açúcar com vinho para cozinhar até ficarem bem macias. 

A calda de vinho você faz assim: ½ litro de água e 1 xícara de açúcar. Deixar ferver (sem mexer) até derreter o açúcar. Coloque o vinho tinto seco (aquele que sobrou do jantar de ontem) e quanto mais melhor (½ litro seria ótimo). Coloque as pêras nesse momento. Assim que as peras estiverem prontas, retire-as, coloque outras frutas nessa calda (uvas, mirtilos, framboesas, o que quiser) e deixe-as cozinhar. Essas frutas são drenadas e usadas para cobrir a torta também. 

A calda de vinho que sobrou, deixe reduzir um pouco mais no fogo e guarde para usar como cobertura de sorvetes.... (pode congelar)

IDÉIA PRA VOCÊ:

Já fiz essa torta básica de chocolate usando creme gelado de doce de leite, merengue e ameixa. Esse creme é um coringa que pode ser usado em inúmeras preparações (pavês, charlotes e sorvetes).

Em breve o passo a passo!!!! Aguarde!!!

terça-feira, 11 de março de 2014

Receitas com Chocolate: Torta de Chocolate com Framboesa

Imagino outras muitas receitas com abóbora, o primeiro dos ingredientes escolhido para início dessas receitas comentadas! Vai ter muito mais! 


Mas agora queria “entortar” o caminho para o que me parece algo mágico, que provoca os sentidos em todos os sentidos. Visual, tátil, gostoso, cheiroso e virtual. Isso mesmo: virtual! No Facebook, das comidas que tenho postado, tudo que tem CHOCOLATE é curtidíssimo! Incrível! 


Não sei o que tem essa semente que vem das sociedades indígenas pré-colombianas! Deve ser medicinal, afrodisíaca, alucinante! Deve valer mais que o real (é claro), o dólar, o yen, o euro! 

Proponho usar receitas com cacau como moeda de troca! 


Vou então “entortar” começando com tortas à base de chocolate! Dá pra variar um mundo de recheios, coberturas, crocâncias, aromas e texturas.


Torta de Chocolate com Framboesa

A mais curtida do Facebook! 
1º Passo - Massa Básica de Torta de Chocolate pra usar com mil recheios: 


Misturar manualmente 1 gema, 200g de manteiga sem sal em ponto de pomada (tirada da geladeira), 100g de açúcar de confeiteiro, 100g de chocolate e 100g de farinha. Para quem não tem balança, pode substituir os 100g por 1 xícara (chá) bem cheia.


Mexer bem até ficar homogênea. Fica um pouco mole, mas vá colocando com calma em uma assadeira redonda de fundo removível. Asse em forno 180º graus até que enfiando um palito, ele saia sequinho. Não deixe assar muito, pois mesmo fora do forno ela ainda continua assando por uns minutos.


2º Passo – Creme de Chocolate


Numa panela coloque 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite integral, 2 colheres de sopa de maisena, 4 colheres de leite em pó (não vou mencionar a marca, pois ainda não estão me patrocinando... hahaha), 3 colheres de chocolate em pó e essência de baunilha. Mexa sem parar com um fouet (indispensável em qualquer cozinha) até engrossar. Coloque uma lata de creme de leite sem soro no final. Coloque por cima da massa já assada.


3º Passo – Framboesas frescas


Uma fruta maravilhosa como essa não precisa de preparação nenhuma. São como rubis. Jóias da culinária. Só as disponha sobre o creme depois de frio.


4º Passo – Finalização


Sabe aquelas 2 gemas usadas no creme? Sobraram as claras, né? Bata as mesmas em batedeira com 6 colheres de açúcar até ficar em ponto de merengue. Com um saco plástico cortado na ponta, vá enfeitando a beirada da torta depois de ter ficado na geladeira por umas 4 horas. Agora a parte divertida: com um maçarico, faça a finalização do merengue. Imperdível!

Quer usar essa mesma base de chocolate para outras tortas? Use a imaginação!  

domingo, 9 de março de 2014

Fiore di Zucca – Receitas com Abóbora

Quem me conhece sabe que das coisas que mais me alegram, estão as flores, que enfeitam, vitalizam, atraem os beija-flores (adoro vê-los beijando as flores amarelas da janela de minha cozinha da chácara de Jaú) e encantam pelas cores, formas e aromas!

Flor, há que se transformar em fruto e semente. Semente, novamente em flor, flor em fruto num ciclo interminável de harmonia e arte... A meu ver, também em arte culinária. FIORE DI ZUCCA: flor, arte e comida!

Mas por que Fiore de Zucca? Cheiros do passado muitas vezes nos direcionam a esperanças para o futuro e é por isso que a flor de abóbora é o elo entre a inicialização de minha arte culinária e o que visualizo de criações para o futuro. Lembranças da colheita daquelas flores de abóbora na horta da vó Pina, aventurando-me no meio da plantação com medo das formigas e besouros que por lá perambulavam me fizeram querer sentir isso novamente. A recompensa em ter as flores frescas, suculentas e cheias de orvalho da manhã (flores de abóbora só desabrocham pela manhã), poder levá-las para a cozinha da minha mãe e juntas prepararmos os saudosos bolinhos de flor de abóbora superava qualquer medo de besouro! Ainda sinto a mordida crocante por fora daqueles bolinhos e a maciez da flor de abóbora por dentro! Onde encontro flor de abóbora hoje??? Acho que só na imaginação! 

Cozinhar é algo que me remete ao mundo da imaginação: com ou sem flor de abóbora! Aqui, quero descrever o que há por trás de cada ingrediente, de cada receita, de cada história, de cada bocado e de cada palavra dita depois de uma mordida ansiosa e desejosa.

Vamos lá! Fiore di Zucca! Claro, vamos partir da alaranjada, suculenta, personagem de conto de Cinderela e multifuncional abóbora em fruto! Em versão doce e salgada.

Receita publicada na Folha! 
Os mais “chegados” vão se lembrar da minha receita campeã publicada na Revista da Folha de S. Paulo em dezembro de 2001: Arroz com Abóbora e Banana. Naquele ano, posso dizer que inspiração não me faltou: prêmio da Folha, conclusão do meu MBA e prêmio internacional em Hollywood. Nada a ver com o Oscar, mas um prêmio profissional muito gratificante.

Enfim:

Arroz de Abóbora e Banana

Arroz com Abóbora: uma deliciosa combinação
1º passo - Sabe aquele arroz bem soltinho que todo mundo sabe fazer? (exceção à minha irmã e minha cunhada), pois é! Faça pelo menos três xícaras cozidas com seis xícaras de água. Use seus temperos habituais. Ah! Se tiver sobra na geladeira, pode usar! Reserve então.

2º passo- Nossa estrela: a Abóbora! Pode comprar no sacolão, mercado ou colher diretamente de qualquer plantação que esteja à mão (não entendam mal). Mas tem que ser bem madura e radiante de tão alaranjada. Pegue uns 500 g e corte em pedaços pequenos. Refogue com azeite, alho, cebola, sal, pimenta dedo-de-moça até que fique totalmente suculenta, como um purê. Se a abóbora for muito seca, pode pingar um pouco de água para ajudar no cozimento. 

Reserve também. ( Dica: isso fica ótimo com a costelinha de porco assada da D. Yvana). Hum! Adoro!

3º passo – Refeição completa: desculpem os vegetarianos, mas tem que ter carne nesse prato. Refogue 500g de carne moída (aquela que você quiser, sem frescura com o açougueiro). Carne moída pode sim ser um prato gourmet. O segredinho: além dos seus temperos usuais como sal, azeite, pimenta, cebola, alho, coloque no final uma pitada de canela em pó, mas só uma pitada; é só pra saber que tem algo diferente, mas ninguém descobre o que é! Ah, deixe o refogado bem sequinho. Reserve.

4º passo – Vamos precisar de outros ingredientes para dar “ glamour” e fazer jus a uma receita premiada!

• Banana nanica ou da terra – corte umas 3 ou 4 em fatias e reserve

• Glamour especial para mineiros- queijo minas cortado em cubinhos

• Glamour final – pinholes torrados

5º passo - Montagem.

Faça camadas em um refratário de arroz, carne e banana. Coloque outra camada fina de arroz e todo o refogado de abóbora. Novamente arroz, carne e banana. Finalize com os cubinhos de queijo e os pinholes. Leve ao forno para gratinar. Sirva com uma salada verde! Pode convidar o chefe!

Nessa sequência de Fiore di Zucca – Receitas com Abóbora, um doce especial: Pudim de Abóbora

sábado, 8 de março de 2014

Fiore di Zucca – Receitas com Abóbora Parte II

Nessa sequência de Fiore di Zucca – Receitas com Abóbora- mesmo distante do Halloween, vamos comer um Pudim de Abóbora e Coco, que recomendo também para S. João!

Pudim de Abóbora: sobremesa para Halloween! 
1º passo – Cozinhe 400 g de abóbora madura, amasse e reserve.

2º passo – Ah! Aquela calda de caramelo. Não existe pudim sem calda de caramelo! Todo mundo sabe fazer? Vamos fazer aqui a calda seca: Colocar no fogo 3 xícaras de açúcar e ir mexendo até dissolver todo o açúcar e formar um caramelo dourado. Se quiser fazer a calda com água, pode fazer, mas eu prefiro a seca. A calda com água leva metade de água para cada medida de açúcar, ou seja: 2 xícaras de açúcar e 1 xícara de água. NÃO PODE FICAR MEXENDO!!! Alguma reação química acontece (embora sendo farmacêutica, não sei qual) e cristaliza tudo. Tem que ter paciência e só mexer na hora que começar a ficar dourado.

Quando faço pudim, tenho pressa... não tenho paciência pra essa calda, então faço a seca mesmo!

3º passo – Juntar no liquidificador: 4 ovos, 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite integral, os 400 g de abóbora cozida, 50 g coco ralado e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Bater bem e colocar na forma caramelizada que você preparou com a calda acima.


4º passo – Leve ao forno em banho-maria (colocar a água quente na assadeira quando a forma já estiver no forno – recomendação de segurança). Deixe assar por uns 40 ou 50 min, dependendo do seu forno.


5º passo – Desenforme depois de frio e decore com raspas de coco fresco!

6º passo – comer, comer, comer. Babar, babar, babar!

Imagino outras muitas receitas com abóbora, o primeiro dos ingredientes escolhido para início dessas receitas comentadas! Vai ter mais!